Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Malawianos detidos com notas falsas de metical e rand no distrito de Gondola

As autoridades policiais do distrito de Gondola, na província de Manica, prenderam, passada Quarta-feira, dois indivíduos de nacionalidade malawiana, Innocente Ritaquio e Hector Katoleza, que se identificaram como operadores de transporte de carga de longo curso, supostamente por terem sido surpreendidos na posse de notas de 25 mil meticais e 1.150 rands falsos, arrumados em vários maços de valores diferentes.

Segundo apurou o “DM”, a detenção ocorreu depois duma denúncia feita depois de aqueles estrangeiros terem pago 13 mil meticais, com notas falsas, para a aquisição de 400 litros de combustível (diesel) na zona do Inchope, numa viagem que efectuavam com destino à cidade da Beira, para onde levavam uma carga constituída por tabaco.

Entretanto, Innocente Ritaquio e Hector Katoleza dizem que não são falsificadores de moeda e justificam a posse de notas falsas como resultado de um alegado câmbio feito no “mercado negro” em Tete.

Argumentam que, sendo estrangeiros, não são capazes de diferenciar dinheiro falso do verdadeiro. Os 400 litros de diesel adquiridos destinavam-se à venda no Malawi, logo que regressassem, já que o país enfrenta problemas sérios de combustível, nos últimos tempos.

A Polícia naquela região, através do seu porta-voz, Belmiro Mutadiua, diz estar a trabalhar no sentido de apurar a veracidade dos factos, para o esclarecimento deste caso que envolve estrangeiros.

Por outro lado, foram encontrados em Gondola, concretamente no posto administrativo de Inchope, uma arma de fogo e dois pares de fardamento policial, aventando-se a possibilidade de terem sido roubados, utilizados e abandonados por malfeitores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts