Com uma goleada surpreendente de 3-0 sobre a Argélia, o Mali assumiu esta segunda-feira à liderança do Grupo A da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN Orange Angola 2010).
A Argélia que chegou como uma das favoritas do Grupo A na transição para a fase seguinte, viu assim este privilégio definhar com esta brilhante prestação do seu adversário que, diversamente, era apontado como o conjunto mais fraco.
Numa partida disputada num quasi-deserto diante do “boicote” quase total do público, os Malawis abriram o marcador aos 17 minutos através de Russel e conseguiram, de forma imparável, ir consolidando a sua superioridade mantida até ao apito final.
O segundo golo do Malawi surgiu no minuto 36 por intermédio de Kafoteka antes de Banda fixar o resultado definitivo em 3-0 aos 49 minutos, num jogo disputado com as bancadas do Estádio Nacional 11 de Novembro quase completamente vazias. Esta foi a segunda partida do Grupo A que está sediado na capital angolana, Luanda, e também a segunda desta fase final do CAN Orange Angola 2010 a decorrer em quatro cidades angolanas de 10 a 31 de Janeiro de 2010.
O confronto inaugural que envolveu os anfitriões e a selecção nacional maliana culminou num empate de 4-4, que decepcionou profundamente os adeptos angolanos então já convencidos da vitória depois dum desempenho inicialmente espetacular e irreprensível dos seus Palancas Negras. Os angolanos controlavam completamente o jogo nos primeiros 80 minutos com uma prestação ímpar na história do futebol angolano, fazendo vibrar até à exaustão os mais de 50 mil espectadores, entre os quais se encontrava o casal presidencial.
Até essa altura, os Palancas Negras mantinham uma vantagem folgada de 4-0 essencialmente imputável a uma prestação cintilante sobretudo dos internacionais Flávio e Gilberto, gerando uma euforia transbordante. A enormidade da euforia criada era tão irresistível que até a Primeira Dama, Ana Paula dos Santos, chegou a levantar-se para um toque de dança. A convicção de que a vitória estava assegurada fez inclusive uma grande parte dos assistentes começarem a abandonar o Estádio por acreditarem que uma reviravolta radical era impossível. Para a surpresa de todos, os Malianos mudaram o rumo dos acontecimentos nos minutos derradeiros, tendo conseguido arrumar o empate em menos de 20 minutos.
Com estes resultados, a classificação do Grupo coloca Angola na segunda posição com um ponto, o Mali na terceira também com um ponto e a Argélia no último lugar sem pontos.

