Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

“Mal do Panamá” afecta cultura da banana em Nampula

Cerca de 200 hectares de banana são considerados perdidos, este ano, na província de Nampula, em consequência da eclosão do “Mal do Panamá”, uma doença que ataca aquele tipo de cultura.

A província de Nampula tem vindo a ser fustigada pela doença e desde a sua descoberta, em finais do ano passado, o governo, em parceria com as empresas fomentadoras da cultura de banana, está a envidar esforços para prevenir o mal, com o apoio de alguns especialistas internacionais.

Segundo Pedro Dzule, director provincial da Agricultura e Segurança Alimentar, devido ao “Mal do Panamá”, Nampula começa a registar retrocessos na área agrícola, particularmente na cultura em alusão. Foi aprovado um plano orçado em 334 mil dólares norte-americanos para o combate a esta doença.

Nampula conta com duas grandes empresas ligadas à produção de banana para exportação, nomeadamente Matanuska Moçambique, Lda e a Jacaranda Agricultura, Lda. A primeira ocupa uma área de cerca 14.975 hectares, no distrito de Monapo, onde investe cerca de 115 milhões de dólares e emprega um total de 2.618 trabalhadores permanentes.

A segunda firma explora uma área de 50 hectares, no distrito do Eráti, onde está a investir cerca de três milhões de dólares e tem actualmente 100 trabalhadores, entre permanentes e sazonais.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!