Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais um ex-ministro detido no Burkina Faso acusado de desvio de fundos públicos

O ex-ministro do Comércio e Indústria do Burkina Faso, Arthur Kafando, foi detido quarta-feira no Centro de Detenção e Correção de Ouagadougou (MACO), elevando para três o número de antigos ministros do Presidente destituído, Blaise Compaoré, que se encontram na prisão desde o início desta semana por desvio de fundos públicos.

Kafando foi acusado diante do tribunal pelo Parlamento Interino por “falsificação e uso de documentos falsos, desvio de fundos públicos relativos à soma de 78 milhões 865 mil e 595 francos CFA (cerca de 134 mil e 717 dólares norte-americanos)”.

Ele junta-se na prisão aos ex-ministros Jean Betin Ouédraogo (Transporte) e Jérôme Bougouma (Segurança), igualmente julgados pelo tribunal por “desvio de fundos públicos e enriquecimento ilícito”.

Em meados de Julho, os deputados do Parlamento intentaram um processo judicial contra o ex-Presidente Blaise Compaoré e todos os membros do seu Governo por “alta traição” e “atentado contra a Constituição”.

O Burkina Faso está prestes a organizar eleições presidenciais e legislativas, a 11 de Outubro próximo, para sancionar o período de transição em vigor desde a destituição de Blaise Compaoré após manifestações populares.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!