Após o assalto de uma dependência do Banco Comercial de Investimentos (BCI) esta segunda-feira 26 de Julho, no bairro alto maé pelas 11 horas, uma Agência da Electricidade de Moçambique, E.P., situada no bairro Infulene, cidade de Maputo, foi igualmente assaltada no mesmo dia, pelas 13 horas, por uma quadrillha de oito individuos, que roubou cerca de 214.000,00 MT, valor proveniente das cobranças e venda de energia eléctrica.
Além disso, furtaram dinheiro e telemóveis de clientes e trabalhadores da EDM, que estavam na altura na agência.
Fazendo-se transportar em duas viaturas ligeiras, os homens irromperam pelas instalações da Agência do Infulene de forma violenta munidos de quatro armas, duas das quais do tipo AKM, imobilizando imediatamente os dois seguranças, deixando-os sem oportunidade para qualquer tipo de reacção. No mesmo instante, todos os clientes presentes foram obrigados a dirigir-se ao interior das instalações da agência e, juntamente com os trabalhadores da Empresa, foram obrigados a deitar-se no chão para impedir qualquer reacção.
Na via pública próximo das instalações da agência da EDM, estava presente um agente da Polícia que, apercebendo-se da situação, reagiu de imediato, gerando-se um tiroteio, sem consequências de maior. Uma brigada da Polícia compareceu no local para recolher provas e testemunhos sobre o assalto para dar seguimento às respectivas investigações.