Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais mulheres grávidas com acesso à antiretrovirais

Cerca de 80 por cento de mulheres grávidas portadoras do HIV/SIDA terão acesso aos antiretrovirais até ao ano 2014, no país, segundo garantiu ao governo de Nampula, Lisa Nelson, directora da Global AIDIS Program (GAP) Centeres for Disease Control & Prevention.

Lisa disse que, no quadro dos acordos de parceria entre o Ministério de Saúde e a GAP, estão a ser desenvolvidos vários projectos para a redução do nível de propagação da doença no país. A acção insere-se no Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos da América (PEPFAR) que investiu cerca de seiscentos milhões de dólares em projectos de prevenção e combate ao HIV/SIDA em todo o país, dois dos quais na criação dos serviços especializados de consulta de doenças crónicas e de materno-infantil, em Nampula.

Dados oficiais apontam para um progressivo aumento, no país, de casos de Sindroma de Imuno DificIencia Adquirida , embora nalgumas provincias os dados apresentem uma ligeira establidade. Estima-se que cerca de 1,6 milhões de pessoas estejam infectadas pelo HIV.

Entretanto, apesar do governo desenvolver todos os esforços para oferecer tratamento às pessoas doentes de SIDA para prolongar os seus anos de vida, estima-se que cerca de 96 mil tenham perdido a vida no presente ano. De recordar que o SIDA foi detectado pela primeira vez em 1981 nos Estados Unidos da América, enquanto que o virus responsável pela doença foi descoberto em 1983 em Paris, convertendo-se, deste modo, numa pandemia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!