Mil cento e oitenta indivíduos estão, desde a semana passada, detidos pela Polícia indiciados de cometimento de vários crimes. Do grupo constam 1.029 violadores de fronteiras e 129 acusados de prática de delitos comuns.
Enquanto isso, em todo o território nacional foram fiscalizadas 20.547 viaturas, das quais 4.244 multadas e 33 apreendidas por infracções ao Código da Estrada. Nos testes de alcoolemia, a corporação interceptou 98 condutores que iam ao volante em estado embriagues. Outros 10 foram detidos porque conduziam ilegalmente.O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, disse que ainda na semana finda, houve 105 crimes, contra 157 de igual período do ano passado; 66 incidiram contra propriedade, 29 contra pessoas e 10 contra ordem, segurança e tranquilidade públicas. Do total dos casos, 86 tiveram esclarecimento.
Na semana em referência, a Polícia registou 46 acidentes de viação, contra 39 de igual período do ano transacto. Consequentemente, 29 pessoas morreram, 34 contraíram ferimentos graves e outras 40, ligeiros. Houve ainda registo de 32 atropelamentos associados ao excesso de velocidade, seis choques entre carros, oito despistes e capotamento.
Nesse contexto, a Polícia insiste nos apelos aos condutores para que estejam conscientes da importância do respeito das regras elementares de trânsito como forma de reduzir a sinistralidade rodoviária.