Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 647 mil cidadãos inscritos em uma semana do arranque do recenseamento eleitoral

Pelo menos 647.638 cidadãos foram inscritos, desde o inicio do recenseamento eleitoral até o último domingo (25), em todos os distritos com autarquias locais. O número representa 7,6% dos oito milhões e quinhentos mil potenciais eleitores (8.500.000) previstos, disse Cláudio Langa, porta-voz do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE).

Segundo ele, mais de 98% dos 3.234 postos de recenseamento arrancaram no primeiro dia do processo e os restantes no segundo dia.

No começo, houve problemas que os órgãos que administram os processos eleitorais no país classificam como “técnicas e de procedimento”, mas que “foram imediatamente resolvidos”.

Por exemplo, devido à alegada fraca qualidade de energia eléctrica da rede nacional, algumas impressoras conectadas aos Mobiles ID não funcionavam normalmente e determinados brigadistas não colocavam o enderenço completo da residência do eleitor.

Até esta altura, o “desempenho dos brigadistas é aceitável”, mas “precisam aperfeiçoar” o domínio do uso dos Mobiles ID no sentido de responderem à demanda de leitores nos próximos dias, pois acredita-se que quanto mais se caminhar para o fim do recenseamento a fluência será maior.

Nos primeiros dias do arranque do processo, a média de inscrição por cada eleitor era de três a quatro minutos. O STAE espera que o tempo gasto no atendimento dos eleitores reduza ainda mais para dois minutos ou menos porque o equipamento permite (…)”.

O recenseamento eleitoral decorre desde 19 de Março corrente e termina a 17 de Maio próximo, em todos os distritos com autarquias locais.

Trata-se de através do qual os cidadãos deverão fazer prova de que são aptos para exercer o direito de voto ou serem eleitos.

O STAE vai, a partir de 08 de Abril próximo, supervisionar o recenseamento eleitoral com vista a avaliar o funcionamento das 2.377 brigadas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!