Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 3.604 casos criminais contra a mulher e a criança em Nampula

O Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança, do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, na província de Nampula, registou durante o ano passado, pouco mais de 3.604 casos de violência contra a mulher e a criança. Destes casos, segundo dados do Gabinete de Atendimento àquele grupo, 1.390 são criminais e os restantes passionais.

Adelina Matos, chefe do Gabinete Provincial de Atendimento à Mulher e Criança, em Nampula, afirmou que comparando com os dados do ano de 2010, em 2011 os casos aumentaram em 789.

Este incremento deve-se, segundo Matos, à tomada de consciência, por parte dos cidadãos, da necessidade de se denunciarem casos do género.

A responsável daquele gabinete referiu que, apesar de os números continuarem a aumentar, ainda há muitos casos de violência que não são encaminhados, primeiro por falta de conhecimento e, segundo, por ignorância e por questões culturais e religiosas.

“Queremos que o nosso Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança, em Nampula, seja conhecido em todos os distritos da província para que os casos de violência doméstica diminuam”, afirmou.

Matos acrescentou ainda que os distritos mais vulneráveis ao nível da província, mesmo sem dados específicos, são, nomeadamente, os de Nacala-Porto, Memba, cidade de Nampula, Malema, Lalaua, Mogovolas, Moma, Mogincual e Angoche.

“No ano passado, o caso mais destacado deu-se entre os dias 24 e 25 Dezembro, e foi de um agente da PRM que violentou a sua própria esposa, até parar na sala de reanimação do Hospital Central de Nampula”, contou e garantiu que ao referido agente já foi instaurado um processo-crime e o mesmo aguarda julgamento em liberdade condicional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts