Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 250 mortos e 3 mil infectados no Haiti

Continua a subir o número de vítimas da epidemia de cólera no Haiti. Segundo as autoridades sanitárias, registam-se neste momento mais de 250 mortos e mais de 3 mil infectados. Estes números foram apresentados pelo ministro haitiano da Saúde, Gabriel Thimote, numa conferência de imprensa na capital, Port-au-Prince.

“O grande total de casos na região de Artibonite e no Planato Central até às 17 horas de sábado era de 3.015 pessoas infectadas. Os dados oficiais também nos mostram que há 253 mortos.” Apesar de as autoridades haitianas afirmarem que se registaram menos casos no domingo e que o surto poderá estar a estabilizar-se, outras fontes indicam que a doença continua a representar uma ameaça grave para as populações.

Durante uma visita à cidade nortenha de Saint-Marc – que parece ser o centro da epidemia – o Presidente René Preval disse que a informação pública era a melhor maneira de conter a cólera. “Precisamos de manter a população bem informada para que ela saiba o que fazer quando os sintomas aparecem. Precisamos de trabalhar no sentido de informar a população.” Apesar de o surto de cólera afectar principalmente a região norte, um correspondente da BBC que, nos últimos dias, visitou um hospital na região central do Haiti diz que os médicos estão a tratar um número similar de doentes.

O Coordenador Nacional de Saúde, Doutor Claude Surena, diz que o governo já se está a preparar para a possibilidade do surto atingir em breve a capital.

Os arredores de Port-au-Prince acolhem centenas de milhares de deslocados pelo terramoto de meados de Janeiro deste ano. Eles vivem em campos improvisados e sem condições sanitárias – o que propicia a propagação de doenças como a cólera.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts