Entre 24 e 30 de Novembro, 29 pessoas perderam a vida – contra 42 em igual período do anão passado – 31 contraíram ferimentos graves e 41 ligeiros, em resultado de 54 acidentes de viação ocorridos no território moçambicano. Entre 17 e 23 do mês em análise, 49 pessoas perderam a vida e 91 contraíram ferimentos graves e ligeiros em virtude de 50 acidentes de viação.
Em igual período do ano passado houve 31 óbitos. Relativamente aos acidentes da última semana, Orlando Mudumane, porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse que concorreram para esta desgraça o excesso de velocidade, as manobras perigosas e os despistes e capotamento.
A corporação lamenta 25 atropelamentos, 19 choques entre carros e motos, nove despistes e uma queda de passageiro. No âmbito da prevenção e combate aos sinistros rodoviários, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou cerca de 29.762 viaturas, das quais 431 foram apreendidas por diversas irregularidades, foram emitidos 5.193 avisos de multa.
Ainda na semana em alusão, a PT apreendeu 226 cartas de condução porque os seus titulares conduziam sob o efeito do álcool, de um universo de 679 condutores submetidos ao teste de alcoolemia.
Na mesma operação, a Polícia apreendeu, também, 99 livretes por diversas irregularidades, deteve cinco indivíduos por abandono de sinistrado e 12 por condução ilegal.