Simples coincidência ou resultado de uma revolução no gosto pela música: todos estes fatores influem para uma representação mais ampla de artistas latino-americanos, vários deles independentes nos Grammy Latinos que estão completando a décima edição.
Assim, no 10º aniversário da versão latina destes prêmios, tudo leva a crer que o prêmio Gravação do Ano destacará o trabalho brasileiro de Ivan Lins e a Metropole Orchesta. A cantora de samba brasileira Beth Carvalho receberá o prêmio especial “Conquistas de toda uma vida” nesta 10ª edição do Grammy Latino, junto com outros artistas latino-americanos, que será entregue no dia 4 de novembro, em cerimônia prévia à entrega oficial, que acontecerá no dia 8, em Las Vegas.
O argentino Charly García, os mexicanos Marco Antonio Muñiz e Juan Romero, o cubano Cándido Camero e a peruana Tania Libertad também serão contemplados. “Comemoramos uma década do prêmio Grammy Latino com um reconhecimento da música e de seus criadores”, afirmou Gabriel Abaroa, presidente da Academia Latina da Gravação.
O prêmio especial reconhece os artistas que fizeram “criativas contribuições de sobressalente importância artística no campo da gravação durante suas carreiras” musicais.