Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais 26 casos testados deram resultado negativo ao covid-19 em Moçambique

Mais 26 casos testados deram resultado negativo ao covid-19 em Moçambique

Mais 26 cidadãos suspeitos de poderem estar infectados pelo covid-19 foram testados pelas autoridades de saúde moçambicanas e o resultado foi negativo. A pandemia continua a espalhar-se pelo continente africano, existem mais de 700 infectados em 34 países entre quais 17 perderam a vida.

O Instituto Nacional de Saúde testou até esta quinta-feira (19) mais 26 casos suspeitos do novo coronavírus que deram resultado negativo, elevando para 35 o cumulativo de testes realizados no nosso país.

Em Moçambique os casos suspeitos de covid-19 são determinados se: o cidadão tiver doença respiratória aguda (febre ou pelo menos um sintoma respiratório como tosse ou dificuldade respiratória), sem outra causa que explique os sintomas clínicos e com histórico de viagem para ou residência em país ou área com reporte de transmissão local.

Podem também ser testados o cidadão que tiver doença respiratória aguda que tenha estado em contacto com um caso provável de covid-19 nos últimos 14 dias antecedentes ao início dos sintomas; e ainda o cidadão com doença respiratória aguda severa (febre ou pelo menos um sintoma respiratório como tosse ou dificuldade respiratória) que requeira hospitalização e não apresente outra causa que justifique o seu estado clínico.

Foi ainda actualizada a lista dos países cujos viajantes, moçambicanos ou estrangeiros, devem permanecer em quarentena domiciliar obrigatória de 14 dias quando entrem em Moçambique: viajantes da China, Coreia do Sul, Irão, Itália, França, Alemanha, Espanha, Suíça, Dinamarca, EUA, Reino Unido, Holanda, Suécia, Noruega, Portugal, Grécia, Bélgica, Áustria, Paquistão e Canadá.

Em África o último balanço indica a existência de 729 casos confirmados do novo coronavírus e 17 óbitos, as Ilhas Maurícias foram o último país a identificar três cidadãos infectados. O Egipto tem um cumulativo de 210 infectados, a África do Sul tem 150 doentes. Sete mortos ocorreram na Argélia, seis no Egipto, dois no Marrocos, um no Burkina Faso e um outro no Sudão. A Organização Mundial da Saúde alertou para que o continente “prepara-se para o pior” pois existem cada vez mais casos de transmissão local.

No resto do mundo, enquanto a China entrou no seu 2º dia sem nenhum novo infectado localmente, na Europa foram registados 10.,221 novos doentes de covid-19 apenas nesta quinta-feira (19) e 591 mortos, 427 delas na Itália. No continente Americano houveram 4.166 novos infectados e 50 óbitos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts