Pelo menos três pessoas perderam a vida no primeiro trimestre deste ano, no Distrito de Cheringoma, Província de Sofala, em consequência da má nutrição, segundo indica um documento da Administração local. O documento indica ainda que durante o período em referência, pelo menos dez pacientes foram internados no hospital local, em consequência com o mesmo problema.
No Distrito de Cheringoma tem sido frequente o reporte de casos má nutrição tanto em crianças como em adultos. Para ilustrar, o documento recorda que no primeiro trimestre do ano passado o distrito registou quatro óbitos e oito internamentos.
As autoridades da saúde em Cheringoma receiam que a problemática relacionada com a má nutrição possa vir a piorar nesse semestre, período em que anualmente as famílias locais ressentem da falta de comida; a semelhança do que ocorre em várias regiões da província.
A essa altura do ano as famílias terão esgotado o stock de comida produzida na campanha anterior, em parte, acabaram por comercializar para ter dinheiro para suportar outras despesas.