Surgiu, esta Quarta-feira, a primeira polémica técnica da pré-temporada de 2012 da Fórmula 1, com suspeitas de que a Lotus teria desenvolvido um inovador sistema de frenagem que ajusta a altura do carro, e que outras equipes podem copiar em breve.
Stefano Domenicali, chefe da equipe Ferrari, disse que a sua escuderia aguarda esclarecimentos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre a legalidade do dispositivo.
“Mas, certamente, estamos a ver se esse tipo de dispositivo contribui com o desempenho. Mas precisamos de esperar para ver qual será a reacção da FIA a respeito”, afirmou ele ao site autosport.com, durante o evento anual da equipe na estação de esqui de Madonna di Campiglio.
Uma reportagem, Terça-feira, no jornal Gazzetta dello Sport, afirmou que a Lotus estava a usar um mecanismo accionado pelo piloto, por meio dum pedal, para ajustar a altura do carro em relação ao chão.
A equipe da capital malasiano, antiga Renault, também teria experimentado o sistema num teste com pilotos novatos, ano passado, em Abu Dhabi.
A FIA proíbe qualquer mecanismo que permita ao piloto alterar as características aerodinâmicas do carro, mas o site da revista a Autosport disse que o sistema reage ao torque de frenagem, sendo parte da suspensão, e portanto cumpre o regulamento.
A Lotus, que tem Kimi Raikkonen, campeão de 2007, e Romain Grosjean como pilotos, disse não ter nada a acrescentar às reportagens. Muitas equipes apresentarão os seus novos carros a 7 de fevereiro no circuito espanhol de Jerez.