Beneficiado pela queda do pole position Marc Márquez, da Honda, logo no começo da prova, o espanhol Jorge Lorenzo, em Yamaha, venceu o Grande Prémio de Aragón de motociclismo neste domingo praticamente de ponta a ponta e diminuiu a desvantagem para a liderança do Mundial de MotoGP.
Actual bicampeão, Márquez, também da Espanha, sofreu a sua quinta queda em 2015 logo na segunda volta no circuito Motorland, na cidade de Alcañiz, e abriu caminho para a sexta vitória de Lorenzo na temporada. O segundo colocado foi espanhol Dani Pedrosa, da Honda, enquanto o melhor da temporada até agora, o italiano Valentino Rossi, ficou em terceiro.
Lorenzo manteve-se na ponta com certa tranquilidade, sem uma ameaça real por parte de Pedrosa. O piloto da Honda teve como maior preocupação a pressão imposta por Rossi, com quem travou uma bela batalha e trocou posições até a última volta, recebendo a bandeirada à frente do heptacampeão.
O italiano tem agora 263 pontos, contra 249 do companheiro de equipe. Ainda em terceiro lugar no ano, Márquez ficou para trás e soma 184. Na Moto2, a vitória também foi espanhola. Tito Rabat, da Marc VDS Kalex, cruzou a linha de chegada à frente, com o compatriota Álex Rins, da HP 40 Kalex, em segundo lugar e o francês Johann Zarco, da Ajo Kalex, líder do campeonato, apenas em sexto.
Quem levou a melhor na Moto3 foi o português Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Ajo. O primeiro colocado do Mundial, o britânico Danny Kent, da Leopard Honda, não completou a prova, mas ainda tem uma confortável vantagem para o vice-líder, o italiano Enea Bastianini, da Gresini Honda, que também abandonou.