O Costa do Sol acabou com a invencibilidade do Ferroviário da Beira e empatou uma das meias-finais da Liga Moçambicana de basquetebol sénior masculino que só será decidida no terceiro jogo marcado para o início da noite de quarta-feira (04). Na outra semi-final A Politécnica foi eliminada pelo Ferroviário de Maputo.
Após a derrota por 84-76 neste domingo (01), no jogo 1, os “canarinhos” tiveram paciência para aguentar três períodos de vantagem do Ferroviário da Beira, quando os “beirenses” começaram a pensar que o jogo 2 estava ganho o pupilos de Miguel Guambe agigantaram-se depois de recuperarem a desvantagem em 2 minutos igualaram o jogo a 72 pontos.
Mantendo pressão alta o Costa do Sol fez a cambalhota no placar no arranque do prolongamento. Os “beirenses” não conseguiram voltar a entrar na partida e sofrem a primeira derrota, 79-87 pontos, no campeonato que decorre em Maputo.
O oponente do Ferroviário de Maputo na final será decidido no jogo 3 agendado para as 18 horas de quarta-feira (04).
Alertados com a derrota do rival e pelas dificuldades que a A Politécnica conseguiu impor no jogo da véspera, aguentou até ao intervalo 37-35 pontos e perdeu o jogo 1 por 87-73 pontos, os campeões em título entraram para a quadra do pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane dispostos a não facilitarem.
Cedo a equipa de Milagre Macome começou a construir uma vantagem confortável, foi para o descanso a vencer 48-24 pontos. Depois geriu a vantagem, e o esforço, confirmando o apuramento para a final por 47-84 pontos.
A final Liga Moçambicana de basquetebol começa a ser disputada no próximo sábado (07), a melhor de cinco jogos.