Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Obituário: Lionel Ferbos, trompetista norte-americano de jazz morre aos 103 anos

O trompetista norte-americano de jazz Lionel Charles Ferbos morreu, no último sábado, 19 de Julho corrente, aos 103 anos de idade, na sua casa em Nova Orleães, onde nasceu e viveu até a data da sua morte.

Lionel Ferbos, que começou a tocar trompete aos 15 anos de idade, acaba de comemorar o seu 103.º aniversário, na quinta-feira passada, 17 de Julho. Apesar da sua idade avançada, o músico continuava a participar em festivais de jazz tradicional em Nova Orleães e até ao ano passado e ainda participava em todas as edições do New Orleans Jazz and Heritage Festival, facto que fez com que fosse considerado o mais velho músico de jazz em actividade.

No dia do seu aniversário, pese embora estivesse muito debilitado, reuniu forças e participou da sua festa no Palm Court Jazz Cafe, seu lugar favorito de jazz, onde foi cercado pelos amigos, família e fãs. Contudo, pela primeira vez, ele não conseguiu tocar para eles.

Em 1932, Ferbos juntou-se aos Louisiana Shakers de Captain John Handy e fez algumas digressões pela Europa durante a sua carreira, mas nunca deixou de viver em Nova Orleães, pese embora tenha abandonado a urbe, por algum tempo, em resultado do furacão Katrina, em 2005.

Há pouco tempo, o músico estava à frente de sua banda, a Louisiana Shakers, com apresentações semanais e actuou durante décadas na sua cidade e arredores e apenas recentemente parou de faze-lo devido à perda de força nos braços, o que o impossibilitava de segurar o trompete, seu instrumento de trabalho.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *