Depois de perder para o FC Porto e ver o rival isolar-se na liderança da Liga ZON Sagres, o Benfica ainda recebeu mais pressão neste sábado, com a vitória do Braga sobre o Nacional da Ilha da Madeira. Com o triunfo, de virada, os Arsenalistas igualaram em pontos a equipe lisboeta.
A nove jornadas do fim da competição, o Sporting Braga agora também soma 49 pontos e só está atrás no saldo de golos – apenas dois os separam, 30 contra 28.
De qualquer forma, o Braga já está firme na busca por uma das três vagas do país na próxima Liga dos Campeões da UEFA, tendo dez pontos a mais que o quarto colocado Marítimo, que enfrenta o Vitória de Guimarães neste domingo.
Já o Nacional, mesmo atuando na Ilha da Madeira, perdeu espaço na briga para chegar à UEFA Europa League. A equipa ficou estacionada com 25 pontos, a 13 da faixa de classificação para a competição continental, e ocupa a sétima colocação, mas pode perdê-la na sequência de outros jogos da jornada.
Sporting perde a 1ª com Sá Pinto
O Sporting não consegue rearrumar a sua casa. Também neste sábado, a equipe perdeu por 1 a 0 para o Vitória de Setúbal, que, desta forma, conseguiu sair da zona de rebaixamento do campeonato. O golo aconteceu numa falha do defesa Xandão, aos 20 minutos. O defensor acabou deixando a bola na área para Bruno Amaro, que chutou rasteiro. O guarda-redes Rui Patrício defendeu, mas, no ressalto, o médio acertou na baliza. Xandão ainda tentou cortar, mas a arbitragem sinalizou que a bola havia passado da linha.
No segundo tempo, aos 85 minutos, o Sporting teve a chance de empatar, mas o médio chileno Matías Fernández perdeu penalti – o guarda-redes Diego defendeu com a palma da mão para a trave.
Com uma campanha bem aquém da expectativa, a equipa verde da capital portuguesa ocupa somente a quinta colocação, com 38 pontos. O Sporting não sairá da faixa que dá vaga na UEFA Europa League, mas está a oito pontos do Braga, terceiro colocado, que ficaria com uma das três vagas da Liga dos Campeões da UEFA.
Foi a primeira derrota do técnico Ricardo Sá Pinto após cinco jogos à frente da equipa.