Sporting e Benfica protagonizaram um clássico emocionante no estádio José Alvalade, nesta segunda-feira, no encerramento da 11ª jornada da Liga Portuguesa de futebol, e o grande vencedor foi o clube encarnado. Depois de sair na frente, os Leões marcaram na própria baliza, tiveram um jogador expulso e ainda viram os visitantes virarem para 3 a 1 nos minutos finais da partida, reassumindo a liderança da classificação.
O resultado leva o Benfica de volta ao topo da tabela do campeonato nacional ao lado do grande rival FC Porto. As duas equipes têm 29 pontos, mas os encarnados levam a melhor no critério de desempate. Ainda na parte de baixo da tabela, o Sporting é o 11º colocado, com 11 pontos.
Jogando em casa e precisando apagar o péssimo início de temporada, o Sporting partiu para o ataque nos primeiros minutos, mas só conseguiu abrir o placar aos 30 do primeiro tempo. O veloz espanhol Diego Capel cruzou na medida e o holandês Ricky van Wolfswinkel bateu de primeira, vencendo o guarga-redes Artur.
O golo acordou os visitantes, que voltaram do intervalo a pressionar o Sporting. Na base da insistência, os benfiquistas deixavam espaços para os rápidos contra-ataques puxados por Elias, mas foram presenteados com um autogolo dos rivais. Depois de cruzamento de Ola John, o argentino Marcos Rojo dividiu com os atacantes e acabou mandando para a própria baliza.
Restando dez minutos para o final da partida, o também argentino Eduardo Sálvio chutou para a baliza vazio, mas viu o holandês Kalid Boulahrouz se atirar para a bola e usar as mãos. Além de expulsar o defesa do Sporting, o árbitro Marco Ferreira assinalou penalti e o avançado paraguaio Óscar Cardozo não perdoou.
Em vantagem no placar, os comandados de Jorge Jesus não se contentaram e seguiram pressionando o time treinado por Franky Vercauteren, que reforçou o sistema defensivo com a entrada de Xandão na vaga de Elias. Aos 41 minutos da etapa complementar, no entanto, Cardozo apareceu novamente e definiu a vitória encarnada.