O Sporting não conseguiu melhor que um empate a zero, em casa, diante do Rio Ave e assim perdeu a liderança do campeonato para o Benfica, ainda que some os mesmos 52 pontos. Os encarnados levam a melhor na diferença de golos (59/14 para 43/14) e por isso os leões passaram a figurar em segundo lugar na classificação.
Em Alvalade imperou a destreza de Cássio, guarda-redes vila-condense que sacudiu tudo o que lhe apareceu à frente. E por isso ao fim de 22 jogos em casa os leões voltaram a ficar a zero, somando agora seis pontos perdidos em Alvalade (e cinco fora de casa), embora sejam a única equipa da Liga sem derrotas.
E pode mesmo dizer-se que os leões falharam em toda a linha sobre pressão e frente a um Rio Ave organizado, com a lição bem estudada, destemido e sem acusar o desagaste do jogo para a Taça a meio da semana.
A equipa de Pedro Martins colocou Patrício, por mais do que uma vez, à prova, com o guarda-redes leonino a responder em grande nível no jogo 249 na Liga (passou Travassos e é agora o 7.º com mais jogos de leão ao peito de sempre).
O resultado foi um 0-0 recompensador para a estratégia de Pedro Martins, que depois de roubar pontos no Dragão, fez o mesmo em Alvalade. Mas aos leões exigia-se mais na hora de mostrar força mental e física perante a ameaça do Ferrari (como chamou Jesus ao benfica) de Rui Vitória (que na sexta-feira mede forças com o FC Porto, na Luz, na 22.ª jornada).
Jorge Jesus ainda tentou tudo na luta pelos três pontos, juntando o reforço Barcos a Slimani, mas no fim pareceu conformado por conseguir um ponto.