Se nos últimos dois anos o FC Porto dominou o Campeonato Português, nesta temporada, sem o recém vendido Hulk, a equipe tem tido altos e baixos. Neste sábado, os Dragões empataram por 2 a 2 com o Rio Ave e foi alcançado pelo Benfica na liderança da tabela de classificação.
O rival jogou na sexta-feira e assumiu a ponta ao vencer o Paços de Ferreira, mas já cairia para a segunda colocação com uma vitória do FC Porto. Com o empate deste sábado, ambos os clubes ficaram empatados com 11 pontos somados. O Rio Ave, por sua vez, é o 11º colocado.
Jogando fora de casa, o FC Porto saiu na frente com o golo de Miguel Lopes, aos 33 minutos do primeiro tempo, depois de um ressalto do guarda-redes adversário. O Rio Ave conseguiu virar, com dois tentos de Ricardo Tarantini, aos 34 e aos 40 da etapa final.
Parecia que os anfitriões sairiam com a vitória, mas o colombiano Jackson Martínez, aos 44, cabeceou para empatar o duelo.
Na próxima jornada, o FC Porto enfrenta o Sporting, que também neste sábado empatou por 2 a 2 com o Estoril, em Lisboa. Os visitantes fizeram 2 a 0 no placar, com Steven Vitória, de pénalti aos 45 do primeiro tempo, e Luís Leal, aos 13 do segundo.
A reação dos donos da casa começou quando o brasileiro Anderson Luís tentou cortar um cruzamento e atirou para a própria baliza. Mais tarde, Van Wolfswinkel igualou o marcador.
Com o resultado, o Sporting chegou a seis pontos, na sexta colocação. Já o Estoril tem a mesma somatória, mas pelos critérios de desempate, está na quarta posição.