No jogo mais esperado desta primeira jornada do Campeonato Português, Benfica e Braga empataram por 2 a 2, na tarde deste sábado, no lotado Estádio da Luz, em Lisboa.
O jogo foi muito mais movimentado no segundo tempo e teve como destaque negativo o lateral esquerdo Melgarejo, que participou dos dois golos sofridos pelas Águias.
O Braga não se intimidou com os mais de 50 mil benfiquistas no Estádio da Luz e partiu para cima nos momentos iniciais. Logo aos oito minutos, Lima só não abriu o placar graças ao guarda redes Artur, que fez ótima defesa. Na sequência, a defesa afastou mal e deu chances para que Lima, novamente, oferecesse perigo à baliza encarnada.
Já aos 20 minutou, foi a vez de as Águias responderem. Eduardo Salvio, que tinha grande liberdade pela direita, recebeu passe de Rodrigo e chutou, mas, a exemplo de Artur, o guarda redes Beto também fez boa defesa e evitou que o marcador fosse alterado.
Quando a partida aproximava-se do intervalo, Bruno César arriscou com perigo de fora da área, mas a bola foi para fora.
Na etapa complementar, os donos da casa não demoraram muito para balançar as redes. Aos quatro minutos, Rodrigo cruzou pela esquerda, Salvio antecipou-se a Ismaily e deu um chute certeiro para fazer 1 a 0.
O Benfica mal teve tempo para comemorar este tento, já que na sequência, o mesmo Ismaily cruzou e Melgarejo teve a infelicidade de mandar a bola para a sua própria baliza.
Os benfiquistas ficaram mais preocupados ainda quando, aos 18 minutos, Melgarejo, novamente, afastou mal a bola, que sobrou para Márcio Mossoró. O brasileiro não perdoou e virou para os arsenalistas.
Atrás no marcador, o técnico Jorge Jesus promoveu três alterações: Nolito, Peréz e Aimar entraram nos lugares de Bruno César, Salvio e Rodrigo, respectivamente. Poucos minutos após a mudança, o médio do Braga Custódio colocou a mão na bola dentro de sua área e cometeu penalidade máxima. Na cobrança, Óscar Cardozo acertou o canto de Beto, que acertou o lugar, mas não conseguiu defender.
Cardozo, de cabeça, ainda quase virou a partida faltando dez minutos para o término do tempo regular, mas a reação parou por aí.
Na próxima sexta-feira, o Braga tenta a primeira vitória no Liga Portuguesa diante do Beira-Mar, no Municipal de Braga.
Um dia depois, o Benfica, que não vence na primeira jornada do Nacional desde a temporada de 2004/05, quando foi campeão, tenta confirmar o seu favoritismo diante do Vitória de Setúbal, em Setúbal.