O Sporting derrotou o Sporting de Braga, por 3 a 2, em Alvalade, na 17.ª jornada do Campeonato Português de futebol, num jogo em que chegou ao intervalo a perder por 2 a 0. Com Rui Barros no banco, o FC Porto goleou no dérbi da Invicta enquanto o Benfica foi à Madeira vencer o Nacional, numa partida que começou no domingo e terminou nesta segunda-feira.
A equipa de Paulo Fonseca, 4.ª classificada, surpreendeu Alvalade com os golos de Wilson Eduardo (40′) e Rafa (45′), mas o Sporting voltou a mostrar por que é líder, ao assinar a reviravolta com golos de Adrien (58′, g.p.), Montero (78′) e do inevitável Slimani (89′).
No primeiro jogo após a demissão de Julen Lopetegui e com Rui Barros no banco, o FC Porto abriu o marcador aos 11 minutos, por Herrera, e chegou ao intervalo a vencer pela margem mínima.
Na segunda parte, o golo de Corona, aos 62′, lançou o FC Porto para a goleada, assinada com um “bis” de Aboubakar (72′ e 81′) e um golo de Danilo Pereira (90+3′).
O FC Porto passa a somar 40 pontos enquanto o Boavista continua em 17.º, mas agora a seis pontos da “linha de água”.
O Benfica venceu esta segunda-feira o Nacional por 4 a 1, num jogo retomado depois de no domingo ter sido interrompido devido ao nevoeiro. A grande figura da partida foi Jonas, que pela primeira vez marcou três golos de águia ao peito, materializando a superioridade dos encarnados em praticamente todo o jogo.
Jonas começou por abrir o marcador aos 23 minutos. Após o intervalo o Nacional reagiu e conseguiu chegar ao empate por Francisco Soares, beneficiando do erro dos centrais encarnados. Só que os madeirenses não conseguiram dar continuidade ao bom momento, uma vez que pouco depois reapareceu Jonas, com mais dois golos.
Coube ao grego Mitroglou apontar o quarto golo e acabar com as dúvidas que pudessem ainda existir no que diz respeito ao vencedor da partida.
Com este resultado, o Benfica recupera o segundo lugar, com os mesmos pontos do FC Porto, e a quatro do líder Sporting. Quanto ao Nacional somou o sexto jogo sem vencer, está no 14.º lugar, com 17 pontos.