As formações do Ferroviário de Maputo e do Desportivo, também, da capital do país continuam em grande na presente edição da Liga Nacional de Basquetebol sénior masculino. Os dois conjuntos somam vitórias nas primeiras três partidas. A contar para a terceira ronda, os locomotivas derrotaram o Costa do Sol por 75 – 52, enquanto os alvinegros bateram a Universidade Pedagógica de Nampula por uma diferença de 60 pontos, ou seja, 99 a 39. Por seu turno, o bicampeão nacional averbou um triunfo em três jogos.
Não foi honrosa a estreia da equipa que conquistou as duas últimas duas edições da Liga Nacional de Basquetebol sénior masculino. A formação de Luiz Hernandez, que não conseguiu inscrever os seus jogadores estrangeiros para esta prova, foi derrotada pelo campeão da cidade de Maputo, Desportivo.
Sem o contributo dos forasteiros, o Ferroviário da Beira não conseguiu parar as investidas de Pio Matos e companhia que, no final dos quatro períodos, triunfaram pela marca de 85 a 73.
Para a mesma ronda, a outra locomotiva, a de Maputo, humilhou a, estreante, Universidade Pedagógica de Nampula pelos esclarecedores 122 a 34, diga-se, num confronto em que os vice-campeões da cidade de Maputo não deram espaço de manobras ao seu rival.
Quem também triunfou na estreia foi o Maxaquene, que bateu a formação de Vaz Team, da Beira, pelo resultado de 62 a 45, enquanto o Costa do Sol superou a Universidade Pedagógica de Nampula por 56 a 41.
Ferroviário da Beira alcança primeira vitória
Derrotado na primeira ronda, o Ferroviário da Beira conseguiu regressar aos triunfos na segunda jornada, batendo a Universidade Pedagógica de Nampula, por 89 a 42, mas, apesar da vitória, os comandados de Luiz Hernandez estiveram aquém das expectativas.
O Desportivo de Maputo prossegue com a sua saga vitoriosa. O conjunto de Bernardo Matsimbe conseguiu dar a volta ao resultado negativo que se verificou no final da primeira parte, 29 a 34 , e venceu a partida por uma diferença de nove pontos, ou seja, 62 a 53.
Por seu turno, o Maxaquene, que venceu na ronda inaugural, viu a sua sequência de vitórias interrompida pelo Ferroviário de Maputo. Os tricolores foram derrotados por 57 a 32, enquanto o Costa do Sol impôs o segundo desaire ao Vaz Team da Beira, ao vencer pela marca de 69 a 53.
Desportivo e Ferroviário, ambos de Maputo, voltam a vencer e partilham a liderança
O Ferroviário de Maputo e o Desportivo averbaram a terceira vitória em igual número de partidas. Os locomotivas, agora orientados por Inack Garcia, bateram o Costa do Sol por uma diferença de 22 pontos, ou seja, 75 a 52.
Por sua vez, o Desportivo de Maputo somou, também, o terceiro triunfo em três jogos. O conjunto de Bernardo Matsimbe humilhou a formação da Universidade Pedagógica de Nampula, por 99 a 39, diga-se em abono da verdade, num confronto em que os alvinegros saíram vitoriosos em todos os períodos.
O Maxaquene aproveitou a falta de inspiração do extremo, Ismael Nurmamad, para roubar os dois pontos ao Ferroviário da Beira. Os tricolores triunfaram pela marca de 65 a 62. Na outra partida referente à terceira jornada, a Universidade Pedagógica de Maputo venceu o conjunto do Vaz Team da Beira, por 89 a 55.
Volvidas três jornadas, as equipas do Ferroviário e Desportivo, ambos da capital moçambicana, com seis pontos cada, partilham a liderança, mas com vantagem para os locomotivas por serem a formação mais concretizadora. O Costa do Sol encontra-se na terceira e última posição do pódio com cinco pontos, por sinal os mesmos do quarto classificado, Maxaquene.
Por seu turno, o Ferroviário da Beira ocupa a modesta sexta posição com quatro pontos.
Resultados das primeiras três jornadas:
1ª Jornada
Universidade Pedagógica de Maputo 41 – 56 Costa do Sol
Ferroviário de Maputo 122 – 34 Universidade Pedagógica de Nampula
Maxaquene 62 – 45 Vaz Team da Beira
Ferroviário da Beira 73 – 85 Desportivo de Maputo
2ª Jornada
Universidade Pedagógica de Nampula 42 – 89 Ferroviário da Beira
Maxaquene 32 – 57 Ferroviário de Maputo
Desportivo de Maputo 62 – 53 Universidade Pedagógica de Maputo
Costa do Sol 69 – 53 Vaz Team da Beira
3ª Jornada
Ferroviário de Maputo 75 – 52 Costa do Sol
Vaz Team da Beira 55 – 89 Universidade Pedagógica de Nampula
Ferroviário da Beira 62 – 65 Maxaquene
Universidade Pedagógica de Nampula 39 – 99 Desportivo de Maputo
Próxima jornada (4ª)
Maxaquene X Universidade Pedagógica de Nampula
Universidade Pedagógica de Maputo X Ferroviário de Maputo
Vaz Team da Beira X Desportivo de Maputo
Ferroviário da Beira X Costa do Sol