Os ferroviários de Maputo e da Beira estão a uma vitória de voltarem a discutir o título nacional de basquetebol sénior masculino. A equipa de Milagre Macome suou para vencer o Costa do Sol enquanto os campeões impuseram-se à A Politécnica.
Depois do adiamento, “Por razões da impraticabilidade do piso do Pavilhão do Ferroviário da Beira”, teve início no princípio da noite de terça-feira a disputa das semi-finais da Liga Moçambicana de Basquetebol com os “canarinhos” a tentarem travar os “locomotivas” de Maputo.
A equipa de Miguel Guambe, que já havia vencido os vice-campeões na fase regular, discutiu cada ponto do jogo tendo saído para o intervalo com uma desvantagem de apenas 1 ponto.
Com mais soluções e jogadores mais experientes os pupilos de Milagre Macome acabaram por impor no derradeiro período vencendo o 1º jogo por 79 a 72 pontos.
Disputadas a melhor de 3 partidas o Costa do Sol precisa de vencer na noite desta quarta-feira se quiser sonhar com o título inédito no seu parlmarés.
Na outra semi-final os anfitriões não deram chances a A Politécnica controlando o ritmo do jogo desde o início, saíram para o intervalo a vencer por 23 a 46 pontos, e colocaram um pé na final derrotando os “universitários” por 55 a 82 pontos.