O Benfica venceu nesta quinta-feira o AZ Alkmaar por 2 a 0, no estádio da Luz, em Lisboa, e com isso garantiu lugar entre as quatro melhores equipes da Liga Europa, graças a dois golos de Rodrigo Moreno.
O atacante naturalizado espanhol balançou as redes uma vez em cada tempo, aos 39 da etapa inicial, e aos 26 da complementar. Na 1ª mão, disputada na semana passada na Holanda, os Encarnados venceram por 1 a 0, com golo do argentino Eduardo Salvio.
Apesar da vantagem obtida no duelo da 1ª mão, o Benfica entrou em campo com força máxima e desde o apito inicial foi para cima do AZ Alkmaar, que mostrava postura defensiva, saindo pouco para o ataque. Em menos de 20 minutos, Salvio e Cardozo tiveram chances de abrir o placar, mas não conseguiram superar o guarda-redes Esteban.
O golo aconteceu, enfim, aos 39 minutos do primeiro tempo, quando Salvio disparou pela extrema direita, não deu chance para a marcação alcançá-lo e cruzou na medida para Rodrigo Moreno, que apareceu no segundo poste fuzilando de primeira.
Na segunda etapa, o AZ até tentou agredir mais os donos da casa, que se mostravam satisfeitos com o resultado. Apesar da disposição da equipe holandesa, o guarda-redes brasileiro Artur não chegou a trabalhar muito, principalmente pela falta de pontaria dos rivais.
Sem querer dar espaço para a zebra, no entanto, o Benfica balançar as redes aos 26 minutos do segundo tempo. Num golo muito parecido ao primeiro. Salvio fez ótima jogada pela direita e cruzou para Rodrigo aparecer no lado aposto para escorar para o fundo das redes.
Esta é a terceira vez nos últimos quatro anos que o time português chega às semifinais da competição continental. Na temporada passada, decidiu o título, mas acabou derrotado pelo Chelsea. Em 2010/2011, a eliminação veio na disputa anterior à final, diante do Braga.