O Manchester United venceu na quinta-feira o Ajax por 2 x 0 e ficou bem posicionado para avançar aos oitavos de final da Liga Europa, um torneio ao qual o poderoso clube inglês está pouco acostumado.
Donos de sete títulos europeus, United e Ajax poderiam muito bem ter se encontrado na Liga dos Campeões, em vez de jogarem na Liga Europa, espécie de segunda divisão continental. Mas ambos foram eliminados na fase de grupos da competição de elite. Alex Ferguson, técnico do Manchester, garantiu no entanto que a equipa levaria a Liga Europa a sério, e colocou em campo um naipe de jogadores de primeira linha, mas que pouco rendeu no primeiro tempo.
Os ingleses aceleraram o ritmo depois do intervalo, e o resultado veio no cruzamento de Nani para Young, que teve tempo de escolher o melhor ângulo e chutar entre as pernas do goleiro Kenneth Vermeer. O Ajax teve chances para marcar, mas David de Gea fez excelentes defesas, inclusive num chute com efeito de Siem de Jong ainda no primeiro tempo.
A vantagem do United para o jogo na Inglaterra ficou definitivamente consolidada no golo de Hernandez, após tabela dele com Wayne Rooney. O United nunca foi campeão da Liga Europa ou do torneio antecessor, a Taça Uefa. É a primeira vez desde 1995 que o clube de Manchester disputa essa segunda divisão continental.
City derrota FC Porto
Em busca de uma vitória a qualquer custo para compensar a decepção na Champions, o FC Porto partiu para o ataque desde o início da partida e levou perigo a baliza de Hart logo aos 16 minutos em boa cabeçada de Rolando. Perdido em campo, o City não conseguia passar pela defesa portuguesa e acabou sucumbindo ao ímpeto dos anfitriões aos 27 minutos. Varela recebeu cruzamento na área, se antecipou a Clichy e empurrou para as redes, fazendo 1 a 0.
Mesmo jogando melhor, o FC Porto acabou dando espaço para que o Manchester City crescesse durante a segunda etapa. Num lance infeliz do setor defensivo da equipa da casa, o uruguaio Alvaro Pereira acabou tomando a dianteira de Mario Balotelli e mostrou-se afobado ao tentar cortar um passe de Toure. Sem sucesso na dividida, viu a bola passar por Helton e balançar sua própria rede, provocando a ira do guarda redes brasileiro.
O golo contra acabou despertando o clube português, que passou a tomar as rédeas do jogo novamente e tentou tirar proveito do fator campo para tomar a dianteira do placar. Com um bom toque de bola, a equipe chegava com facilidade ao campo defensivo do City. Entretanto, uma nova falha do Dragão na marcação já no fim da partida acabou cedendo a virada: aos 39 minutos, Yaya Toure lançou Sergio Aguero, que ficou cara a cara com Helton e decretou a vitória dos Citizens.
As duas equipes voltam a enfrentar-se na próxima semana, quando decidirão a vaga nas oitavas de final no Etihad Stadium, na cidade de Manchester.
Outros resultados
O Metalist Kharkiv, que venceu o Salzburg por 4 x 0, e o Atlético de Madri, que ganhou de virada da Lazio na Itália, por 3 x 1, também construíram boas vantagens para as partidas de volta.
O Schalke 04 deu-se por satisfeito com o empate em 1 x 1 contra os tchecos do Viktoria Plzen, e em Varsóvia o Legia também fez uma partida equilibrada contra o português Sporting, com placar final em 2 x 2.
O AZ Alkmaar derrotou o Anderlecht por 1 x 0, e o Lokomotiv de Moscou bateu o Athletic Bilbao de virada, por 2 x 1.
Na terça-feira, o Braga, finalista do ano passado, perdeu em casa para o Besiktas por 2 x 0.