Sporting, Académica e Marítimo, os três representantes de Portugal na Liga Europa, despediram-se de forma melancólica da competição nesta quinta-feira, após a disputa da quinta jornada da fase de grupos. O adeus dos Leões foi o mais dolorido, depois da derrota por 3 a 0 para o Basel na Suíça, enquanto estudantes e insulares foram mais longe e deixaram o relvado com empates em 1 a 1, mas evitaram a eliminação precoce.
O Sporting saiu esta quinta-feira das competições europeias sem ter feito nada para lá se manter. Os leões foram vergados por um banal Basileia que marcou dois dos três golos quando se encontrava em inferioridade numérica. Fim da linha.
Apático, o Sporting viu os donos da casa abrirem o placar na Basileia aos 22 minutos com Schar. Nem a expulsão de Cabral aos 12 minutos da segunda etapa deu novo ânimo aos Leões e, com um a menos, os suíços anotaram outros dois golos, com Stocker aos 20 e David Degen aos 23. A derrota deixou os portugueses em último lugar no Grupo G, com apenas dois pontos conquistados – o Videoton, terceiro colocado, tem seis.
Fora de casa, o Marítimo por pouco não conseguiu a virada diante do Newcastle depois de sair atrás no placar, com Marveaux aos 20 minutos. Os insulares dominaram o segundo tempo e chegaram ao empate aos 31 com Fidélis, em belo lance individual – depois de deixar dois defesas para trás, ele mandou a bola por entre as pernas de Krul para o fundo da rede. Superior em campo, a equipe portuguesa por pouco não marcou o segundo, mas falharam nas finalizações e tiveram de se contentar com a iguadade. O resultado mantém o Marítimo em último lugar no Grupo D, com três pontos, muito longe dos líderes Bordeaux e Newcastle, que têm dez e nove.
A Académica, que precisava vencer o Viktoria Plzen para continuar sonhando com a classificação à próxima fase, também precisou correr atrás do empate e não conseguiu passar da igualdade em Coimbra. Depois de ver os visitantes saírem na frente com golo de penalti de Horvath, ex-Sporting, aos 12 minutos da segunda etapa, os estudantes igualaram com Edinho, também em cobrança de penalidade máxima, já aos 43 minutos.
Única das equipes portuguesas fora da lanterna, a Académica fecha a quinta jornada em terceiro lugar no Grupo B, com cinco pontos, quatro à frente do Hapoel. Entretanto, não tem mais chances de alcançar o Viktoria Plzen, que soma dez, e muito menos o líder e atual campeão Atlético de Madrid, que tem 12.
Confira os resultados desta quinta pela Liga Europa:
Grupo A Anzhi 2 x 0 Udinese
Liverpool 2 x 2 Young Boys
Grupo B
Atlético Madrid 1 x 0 Hapoel Tel Aviv
Académica 1 x 1 Viktoria Plzen
Grupo C
Borússia Mönchengladbach 2 x 0 AEL
Marselha 0 x 1 Fenerbahçe
Grupo D:
Newcastle 1 x 1 Marítimo
Club Brugge 1 x 2 Bordeaux
Grupo E
Steaua Bucareste 1 x 5 Stuttgart
Molde 1 x 2 Copenhage
Grupo F
PSV Eindhoven 1 x 2 Dnipro
AIK 1 x 2 Nápoles
Grupo H
Rubin Kazan 3 x 0 Inter
Neftçi 1 x 1 Partizan
Grupo I
Sparta Praga 1 x 0 Lyon
Hapoel Kiryat Shmona x Athletic Bilbao – adiado
Grupo J
Panathinaikos 1 x 0 Maribor
Lazio 0 x 0 Tottenham
Grupo K
Rosenborg 3 x 2 Rapid Viena
Metalist 2 x 0 Bayer Leverkusen
Grupo L
Helsingborg 1 x 3 Levante
Hannover 0 x 0 Twente
Grupo G
Videoton 0 x 1 Genk
Basel 3 x 0 Sporting