A liga profissional de futebol da Espanha (LFP) acionou a Justiça para tentar reverter a decisão da federação espanhola (RFEF) de suspender os jogos do Campeonato Espanhol de futebol a partir de 16 de Maio, devido a uma disputa com o governo em torno de uma nova legislação sobre os direitos televisivos.
A decisão da federação de paralisar os jogos ameaça provocar um caos nas últimas semanas da temporada e afectar alguns dos principais jogadores do mundo, como Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Lionel Messi, do Barcelona.
As decisivas duas últimas rodadas da Liga podem ser afectadas, assim como a final da Copa do Rei entre Barcelona e Athletic Bilbao, devido à disputa sobre a forma de venda dos direitos de transmissão.
O novo regulamento prevê a substituição da actual regra, segundo a qual os direitos são vendidos individualmente pelos clubes – formato único entre as principais ligas da Europa – para um acordo colectivo, que pode levar a uma alta nos custos das emissoras quando entrar em vigor a partir da temporada 2016/2017.
A regra actual favorece Real Madrid e Barcelona, que obtêm contratos bem maiores que os outros clubes espanhóis. O novo formato ainda manteria um favorecimento aos clubes maiores, mas em menor proporção.
