A Liga Moçambicana dos Direitos Humanos exige a libertação imediata de Jossias Matsena, porta-voz do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique, detido no dia 14 de Fevereiro por agentes dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE) quando se dirigia às instalações da Liga dos Direitos Humanos onde ia participar numa reunião com funcionários da Amnistia Internacional que se encontravam de visita ao país.
Segundo um comunicado recebido na nossa redacção, Matsena foi levado no mesmo dia e em péssimas condições para a província de Inhambane, onde se encontra encarcerado na cadeia de máxima segurança (B.O) local.
De referir que o porta-voz dos desmobilizados já tinha sido vítima de duas detenções (também ilegais), tendo a primeira sido no dia 14 de Novembro do ano passado e a segunda no dia 20 de Janeiro de 2012.
Jossias Alfredo Matsena tem 45 anos de idade, tem três esposas e 19 filhos. LEIA AQUI a história deste antigo soldado das Forças Populares de Libertação de Moçambique (FPLM).
