O Barcelona está classificado para a final da Liga dos Campeões pela segunda vez nos últimos três anos após o empate de 1 x 1 em casa com o Real Madrid no jogo da segunda mão, esta terça-feira, que deu aos campeões de 2009 uma vitória de 3 x 1 no agregado das duas mãos.
O Barça abriu o marcador nove minutos após o intervalo com o atacante Pedro, numa partida disputada debaixo de chuva no estádio Camp Nou. O lateral-esquerdo brasileiro Marcelo empatou 10 minutos depois, mas as chances de recuperação do Real não foram adiante.
Os visitantes, que não puderam contar com o suspenso treinador José Mourinho, passaram a maior parte do jogo correndo atrás da bola, enquanto o Barcelona trocava passes rápidos e eficientes. O placar só não foi aberto no primeiro tempo graças a uma série de ótimas defesas do guarda-redes do Real Iker Casillas. O guarda-redes da seleção espanhola, no entanto, acabou sendo batido quando Pedro aproveitou passe de Andrés Iniesta dentro da área e tocou a bola no canto.
O golo do empate foi marcado por Marcelo aproveitando ressalto de um remate de Angel Dí Maria na trave. “Temos que levantar a cabeça”, disse Casillas à TV espanhola enquanto os jogadores do Barça comemoravam a vitória dentro do campo. “Tudo que dissermos agora pode ser usado contra nós”, acrescentou o guarda-redes, referindo-se à troca de acusações de ambas as partes durante a série de quatro jogos entre os arquirrivais em 18 dias por três competições diferentes.
O Barça agora espera a definição da semifinal entre Manchester United e Schalke 04 para conhecer seu adversário na final. Os ingleses têm vantagem de 2 x 0 na partida da primeira mão, na quarta-feira, em casa. A final da Liga dos Campeões será no dia 28 de maio, no estádio Wembley, em Londres.