O Ferroviário e o Desportivo, ambos de Maputo, apuraram-se, na noite da quinta-feira (25), para a final da Liga Nacional de Basquetebol sénior masculino. Os dois conjuntos despacharam os seus rivais pelos esclarecedores 2 a 0, visto que as meias-finais foram realizadas no sistema de play-offs a melhor de três.
Nas semi-finais, por sinal disputadas somente por equipas da capital do país, os locomotivas e alvinegros provaram que são as duas melhores colectividades que praticam o basquetebol em Moçambique no presente.
Depois de ter saído vitorioso na primeira partida, 87 a 66, o Desportivo precisava apenas de um triunfo para se apurar para a finalíssima. O conjunto de Bernardo Matsimbe não deu espaços de manobra para o seu rival que, nesta partida, era obrigado a vencer para forçar o terceiro e derradeiro jogo.
Os canarinhos até começaram melhor o embate com um lançamento triplo convertido por Isac Almoço; todavia, não conseguiram segurar a vantagem e saíram do primeiro período em desvantagem.
O Desportivo, diga-se, bem comandado pelo base – armador, Pio Matos Júnior, foi a equipa mais concretizadora nas primeiras duas etapas ao apontar 36 pontos contra 30 do Costa do Sol.
Nesta fase do jogo, este atleta, com a marca de 11 pontos, destacou-se na equipa de Bernardo Matsimbe, enquanto Isac Almoço foi o protagonista dos canarinhos, com oito pontos.
No reatamento do confronto, ou seja, no terceiro período, com o intuito de mudar o rumo dos acontecimentos, a equipa de Milagre Macome entrou na mó de cima. Os canarinhos potenciavam mais o jogo exterior, mas encontraram pela frente um Desportivo que exercia uma forte pressão na linha dos 6 e 25m. Nesta etapa, os canarinhos foram prejudicados sobremaneira pelo nervosismo, visto que em caso de derrota estariam arredados do derradeiro jogo o que, de certa forma, foi bem aproveitado pelo seu rival.
O base – armador, Pio Matos, voltou a ser imprescindível para a equipa de Bernardo Matsimbe. Aquele jogador comandou os alvinegros para mais uma vitória, por sinal a oitava na prova e o consequente apuramento para a finalíssima. Nos últimos dois períodos do encontro, o Desportivo de Maputo apontou 39 pontos, mais seis que na primeira parte. Por seu turno, o Costa do Sol, diferentemente do que sucedeu na etapa inicial, baixou de produtividade, uma vez que marcou 25 pontos, menos cinco que na primeira fase do jogo.
Com este resultado, os alvinegros garantiram um lugar na partida da finalíssima que será disputado no sistema de play-offs a melhor de cinco.
Na final da Liga Nacional de Basquetebol, os alvinegros vão medir forças com o Ferroviário de Maputo, diga-se, naquela que será a reedição do derradeiro embate do Campeonato da Cidade de Maputo.
Os locomotivas, nas meias-finais, afastaram o Maxaquene por 2 a 0. No segundo confronto, o Ferroviário de Maputo bateu os tricolores por uma diferença de 21 pontos, ou seja, 72 a 51.
Importa referir que a primeira partida da Liga Nacional de Basquetebol sénior masculino disputa-se no próximo domingo (28) no Pavilhão do Maxaquene.