Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Liga Básquete: Ferroviário de Maputo e Maxaquene derrotados

Com duas grandes actuações de Augusto Matos e Igor Matavele o Desportivo de Maputo derrotou este sábado o campeão nacional, o Maxaquene, por 93 a 89, e reassumiu a liderança da Liga Nacional de Basquetebol à passagem da oitava jornada.

{youtube}MNxQ3WW-0qk{/youtube}

Na partida disputada no pavilhão Maxaquene os donos da casa até marcaram primeiro por Kim Adam Jr. mas o jovem Augusto Matos veio para este jogo com vontade de apagar a fraca imagem deixada no jogo frente ao Ferroviário de Maputo, na jornada passada, e depois de abrir o marcador fez os primeiros sete pontos dos alvi negros.

Quando a equipa de Horácio Martins passou para frente do placar, na metade do primeiro período, a tensão nos bancos, e particularmente nas bancadas onde estavam os dirigentes de ambas equipas, subiu com intensas reclamações das decisões do trio de arbitragem. Um triplo de Stélio Nuaila, o melhor marcador dos tricolores nesta partida com 20 pontos, reduziu a desvantagem no marcador.

Na jogada seguinte Igor Matavele somou mais três pontos para a sua equipa, um lance de dois e mais um lançamento livre, porém um triplo de Cameron Echols seguido de dois pontos de Fernando Manjate, um dos melhores jogadores do Maxaquene nesta partida, deram a cambalhota ao marcador e a vitória a equipa de Inhaque Garcia no final do primeiro período, 21 a 22.

Os primeiros minutos do segundo período foram muito disputados, com pontos nas duas tabelas, mas um ligeiro ascendente dos tricolores que defendendo melhor passaram para a frente do placar com um vantagem que foi até os seis pontos. Horácio Martins voltou a lançar Igor para o jogo e o Desportivo de Maputo equilibrou novamente o jogo chegando ao empate e passando novamente para a frente do marcador.

Inaque Garcia pede um minuto para reagrupar os seus pupilos e no reatamento a sua equipa empata novamente o jogo. Igor Matavele, 28 pontos marcados neste jogo, marca um triplo e, na jogada seguinte depois dos tricolores desperdiçarem um ataque, faz mais uma jogada de três pontos colocando a sua equipa na frente do placar. Sílvio Letela ainda reduz com um triplo, esteve apagado o base tricolor, mas o Desportivo sai para o intervalo a vencer 43 a 39.

{youtube}vwVP2IDrc64{/youtube}

No regresso sobe o tom das reclamações no banco do Maxaquene, com alguns dirigentes na bancada a proferirem palavras feias ao trio de arbitragem, enquanto os alvi negros vão defendendo bem a sua tabela e mantendo a vantagem no marcador que chegou a ser de 13 pontos. Os tricolores ainda reduziram a desvantagem mas terminaram o período a perder 69 a 60.

Para os últimos 12 minutos da partida os campeões nacionais em título voltaram com toda a força que tinham, e não era muita assim como a inspiração era pouca, reduzindo a desvantagem para quatro pontos. Custódio Muchate, que grande partida trabalhando na defesa e abrindo espaço no ataque, rouba uma bola do ataque tricolor e arranca para o fazer dois pontos.

Na jogada seguinte Custódio volta a roubar mais uma bola ao ataque do Maxaquene e só não marca porque Cameron Echols trava-o em falta, quinta falta para o norte americano que tem de abandonar o jogo com a sua equipa a perder e ainda cerca de nove minutos para jogar.

O Desportivo acelerou e colocou a vantagem no jogo em 19 pontos, com um triplo de Siade Cossa, os seus únicos três pontos em todo jogo. Os jogadores do Maxaquene estavam desorientados na quadra e com o seu treinador mais preocupado com o trio de arbitragem do que em orienta-los a faltas eram única forma de travarem os ataques alvi negros.

{youtube}Yalzwd0HvXs{/youtube}

Na metade final do último período o Maxaquene enfim conseguiu acertar o seu jogo, Sílvio Letela fez o ser segundo triplo e, depois de um ataque perdido pelo Desportivo, Kin Adam marca mais dois com um smash galvanizando a sua equipa e reduzindo o placar para 80 a 76. Depois foi Stélio Nuaila a reduzir para dois pontos a desvantagem, na resposta Custódio marcou para os alvi negros mas Stélio marcou na jogada seguinte para Maxaquene para novo resposta do Desportivo agora por Pio Matos, que ainda ganhou um lançamento livre e converte-o.

O jogo teve uma ponta final disputadíssima com o Maxaquene a reduzir para apenas um ponto a desvantagem no placar com 40 segundos para se jogar. Horácio Martins pede tempo e reorganiza os seus jogadores, mais do que marcar é preciso não sofrer.

{youtube}hrJuEvdf7P0{/youtube}

A bola é reposta em jogo e o Desportivo ganha lance livres, Igor converte um e recupera a bola depois de falhar o segundo. Para travar o ataque alvi negro e parar o relógio os tricolores fazem falta. Igor converte mais dois lances livre e escoam-se os últimos 20 segundos mas o resultado final está feito 93 a 89 pontos, o Desportivo de Maputo reassume a liderança da Liga de Basquetebol.

 

Costa do Sol tira Locomotivas de Maputo do topo da Liga

O líder a entrada para esta jornada, o Ferroviário de Maputo não teve argumentos para enfrentar uma bem estruturada e moralizada equipa do Costa do Sol que começa a assumir-se como candidato à fase seguinte desta prova. Os pupilos de Milagre Macome entraram a vencer e terminaram o primeiro período a comandar por 15 a 19.

{youtube}CTAw41_PzGE{/youtube}

Octávio Magoliço foi o locomotiva mais inconformado neste jogo mas mesmo assim não conseguiu impedir que os canarinhos fossem para o intervalo a vencer por 29 a 38 pontos. Depois do descanso o Costa do Sol continou a comandar o jogo, sempre com vantagem superior a dez pontos, com Luís Barros no comando, à sua conta pessoal 34 pontos e foi o melhor marcador do jogo. O terceiro período foi muito fraco para ambas equipas, com o Costa do Sol a desacelerar com a vantagem que tinha no placar.

Na equipa de Carlos Ferro nada corria bem e até Ricardo Alípio saiu mais cedo com cinco faltas e apenas 11 pontos marcador em todo o jogo. Um belo smash de Luís Barros fez o resultado final 71 a 94 e, da melhor maneira, fechou a sua grande exibição.

{youtube}_Bcrh-Ifh3Y{/youtube}

No jogo que abriu a segunda volta o Matolinhas derrotou o Desportivo da Beira por 72 a 57 pontos. Em Quelimane o Sóproteção recebeu o Ferroviário da Beira e foi derrotado por 66 a 87 pontos.

 

A jornada dupla deste fim de semana fica completa este domingo com os jogos:

Pavilhão do Maxaquene 16 horas – Desportivo de Maputo Vs Costa do Sol

Pavilhão do Maxaquene 18 horas – Ferroviário de Maputo Vs Maxaquene

Pavilhão do Maxaquene 20 horas – Matolinhas Vs Ferroviário da Beira

Pavilhão da Favezal 19 horas – Sóproteção de Quelimane Vs Desportivo da Beira

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts