Na terceira jornada da Liga Nacional de Basquetebol 2010 os clubes da cidade da Beira viajaram a capital do país e cairam num pavilhão do Maxaquene bem composto de adeptos beirenses, o Ferroviário da Beira foi derrotado pelo Desportivo de Maputo enquanto o Ferroviário de Maputo derrotou o Desportivo da Beira.
{youtube}EDJwXZhq69g{/youtube}
Ferroviário de Maputo vulgariza Desportivo da Beira
O vapor dos locomotivas de Maputo parece começar a aquecer e encontrar o rumo das vitórias na terceira jornada os alvi-negros da Beira foram literalmente atropelados por 102 – 45, numa partida onde o Ferroviário de Maputo entrou forte e certeiro terminando o primeiro período a vencer por 26 – 10. Até ao intervalo os pupilos de Carlos Ferro alargaram a vantagem para cima de 26 pontos e nunca mais deram hipótese do adversário sequer ter esperanças de vencer o jogo.
{youtube}Oo5UboR8eYo{/youtube}
No regresso do intervalo os beirenses até regressaram melhor mas nunca foram um adversário para assustar ao Ferroviário que terminou o terceiro período a vencer por 70 -32. O quarto período acabou por ser mais de recreação e quase treino e ensaio de jogadas para a prova que ainda agora começou.
Desportivo de Maputo mantém invencibilidade
A entrada desta jornada os alvi-negros de Maputo e o Ferroviário da Beira eram as únicas equipas 100% vitoriosisas na Liga de Basquetebol e previa-se um bom jogo entre os dois líderes à segunda jornada. Começou melhor o Desportivo que adiantou-se no placar logo nos minutos iniciais. Quando Motombo fez um smash e o público no pavilhão do Maxaquene, cuja maioria apoiava o Ferroviário, terá pensado que dai para frente a sua equipa passaria para o comando, puro engano! O Desportivo venceu o primeiro período por 28 – 18.
Horácio Martins tem um boa equipa de jovens, que apesar da pouca experiência, mostram muita raça alvi negra e na noite de sábado a pontaria estava certeira com bom aproveitamento da linha dos três pontos e segurança na defesa. O Ferroviário tentou reduzir a desvantagem no segundo período mesmo em cima do intervalo a diferença chegou a ser de apenas um ponto, 40 – 39, e a rivalidade Beira vs Maputo começou a aquecer dentro e fora da quadra.
Com pontaria afinada também da linha de lances livres o Desportivo chegou ao intervalo a vencer por 48 – 41. Assim que os àrbitros apitaram José Delfino, o treinador do Ferroviário da Beira, foi tirar satifações deles e reclamar alguns lances e acabou expulso do jogo.
A segunda parte começou com os beirenses desconcertados com a perda do seu técnico principal, em vez do jogo de equipa o jogadores do Ferroviário tentavam soluções individuais e perdiam quase todos os ressaltos na sua tabela, o Desportivo de Maputo foi alargando a vantagem e venceu o terceiro periodo por 64 – 58.
O último periodo começou com uma bomba do camisola 8 do Desportivo num sinal claro que a vitória não fugiria aos miúdos de Horácio Martins. O Ferroviário até conseguiu reduzir a desvantagem para um ponto, a 1 minuto e 31 segundos do final, com o público em grande maioria a apoiar os beirenses – onde andam os adeptos de Maputo -, mas os alvi-negros mantiveram a calma e venceram a partida por 88 -85, assumindo a liderança da Liga Nacional de Basquetebol.
{youtube}KE3shbfMC0E{/youtube}
No arranque da jornada o Maxaquene recebeu e venceu o clube Matolinhas por 89 a 53 pontos enquanto o Costa do Sol foi a Quelimane derrotar o Soproteção local.
A quarta jornada começou a ser disputada no sábado à noite em Quelimane onde Soprotecção local venceu ao campeão nacional, o Maxaquene, por 85 – 75.
Este domingo disputa-se as restantes partidas da quarta jornada com os seguintes jogos, que se realizam no pavilhão do Maxaquene:
Matolinhas X Costa do Sol
Desportivo de Maputo X Desportivo da Beira
Ferroviário de Maputo X Ferroviário da Beira