O futuro líder da China, Xi Jinping, sofreu uma lesão nas costas por praticar desportos, disse uma autoridade chinesa do alto escalão, na explicação mais clara até agora de um alto membro do partido sobre as razões para o recente desaparecimento de Xi da vida pública.
Em raros comentários oficiais sobre a saúde do vice-presidente Xi, o ex- líder de Hong Kong Tung Chee-hwa, agora vice-presidente de um órgão consultivo do Parlamento da China, disse que Xi havia fracturado as costas.
“Acho que foi por causa da natação”, afirmou. “Ele mutilou-se no desporto, mas já recuperou e está de volta ao trabalho”, Tung disse à CNN numa entrevista transmitida na noite da Terça-feira (18), nos Estados Unidos.
Tung tem ligações próximas com os principais líderes da China e foi um conselheiro essencial para Xi durante a sua visita aos Estados Unidos no início deste ano.
Fontes disseram à Reuters que Xi fracturou as costas quando nadava no início deste mês e que ele estava a obedecer ordens dos médicos para repousar e fazer fisioterapia. A saúde de líderes de Estado é normalmente considerada um segredo de Estado no país.
“Na China, a saúde de líderes influentes não é uma questão pública. Acho que, com o tempo, à medida que a China torna-se mais e mais aberta, e é também uma parte do mundo, todas essas coisas irão depois mudar”, disse Tung.
Os funcionários do governo chinês recusaram-se diversas vezes a dizer o que tinha acontecido com Xi, alimentando especulações que incluíam um suposto ataque cardíaco, um acidente vascular cerebral, uma cirurgia relacionada a um cancro e até mesmo uma tentativa de assassinato.