“Hoje, com o lançamento do Cartão Pré-Pago Txova, Maputo, a nossa capital coloca-se ao nível de grandes cidades do mundo, no que à inovação do serviço de bilhética diz respeito. Hoje, com a introdução desta nova solução de bilhética estamos a fazer história nos transportes públicos da área metropolitana de Maputo”, começou por referir, na sua intervenção, o administrador do BCI, Mukhtar Abdulcarimo, por ocasião do lançamento desta nova solução de pagamento, uma parceria entre o BCI, a Paytech e a Metrobus.
Acrescentou que “esta é uma solução que incorpora duas funcionalidades: a componente de bilhética no sistema de transporte e a bancária e financeira, sendo um meio de pagamento tradicional em toda a rede de ATM e POS a operar na SIMOrede”, referindo que “esta solução é o resultado da combinação de esforços quer do BCI, mas acima de tudo da Paytech e da Metrobus. Foi o resultado da combinação de esforços de empresas locais que resultou numa solução local, mas que, conceptualmente, rivalizaria com as melhores soluções de bilhética a operar por este mundo fora.”
Por sua vez, Amade Camal, administrador da Paytech e da Metrobus, exaltou os fazedores do Cartão Pré-Pago Txova, sobretudo os que estiveram envolvidos em toda a sua concepção: “Gostaria de abrir um parêntesis para partilhar convosco uma celebração rara acerca da competência da juventude moçambicana. Neste caso, quero reconhecer que temos casos de sucesso um pouco por todo o País. Foi tudo montado por miúdos de 21 anos”, frisou, chamando depois ao palco os que contribuíram para que esta nova solução fosse uma realidade.
Refira-se que este cartão não é exclusivo dos clientes do BCI ou até de clientes bancários. Este é um instrumento que vem dar um contributo importante para a inclusão financeira, permitindo que qualquer utente de transportes adquira este instrumento de bilhética e, ao mesmo tempo, o possa utilizar como meio de pagamento bancário tradicional, sem que tenha necessariamente que possuir conta bancária.