Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lançadas duas obras sobre história da luta de libertação nacional

O Centro de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional lançou, Quarta-feira, em Maputo, duas obras importantes sobre a história de libertação de Moçambique.

Trata-se dos livros “Memórias da Revolução 1962-1974” e “Samora Machel na Memória do Povo e do Mundo”, patrocinadas pela empresa pública de telefonia móvel, Mcel, que disponibilizou um total de seis mil cópias, ou seja três mil por cada obra.

A cerimónia de lançamento foi testemunhada pelo Presidente da República, Armando Guebuza que na ocasião saudou a iniciativa da Associação Nachingwea e do Ministério dos Antigos Combatentes.

Segundo Guebuza, ambas as obras são um grande contributo para as celebrações do Ano Samora Machel, prestes a findar.

Refira-se que o governo moçambicano consagrou 2011 como “Ano Samora Machel”, que coincide com o 25/o aniversário após a sua morte.

“As duas obras que são hoje lançadas, são dois presentes agradáveis que nos recordam como o nosso processo de libertação e de construção da nação moçambicana e da sua afirmação no concerto das nações, deve ser celebrado todos os dias, tornados célebres, memoráveis e indeléveis” disse Guebuza, acrescentando que “na obra Memórias da Revolução 1962-1974 traçase o percurso de alguns dos nossos combatentes que penhoraram a sua juventude e mais do que isso, as suas vidas para a libertação da nossa pátria amada subjugada, dominada e oprimida”.

Por seu turno, Mamudo Ibraimo, administrador delegado da Mcel, disse que metade das seis mil cópias serão distribuídas pelas escolas e universidades em todo o país. Com 284 páginas, o livro “Memórias da Revolução 1962-1974” é uma colectânea de entrevistas de combatentes da Luta de Libertação.

A segunda obra, intitulada “Samora Machel na Memória do Povo e do Mundo”, com um total de 225 páginas, contém diversos discursos proferidos pelo primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel.

Participaram no evento a Primeira dama, Maria da Luz Guebuza, antigos combatentes, membros do Corpo Diplomático, figuras do Governo, antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, bem como membros do Conselho de Administração da Mcel.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts