Foi lançada no princípio da noite desta sexta-feira a contagem regressiva oficial, do COJA – comissão organizadora dos jogos africanos -, para os X Jogos Africanos que começam a ser disputados em Maputo a 3 de Setembro de 2011.
{youtube}u6Q-zKfa1rM{/youtube}
351, eram os dias que faltavam no sábado para as olímpíadas africanas começarem, e a organização moçambicana continua a improvisar, enquanto as luzes do palco eram ajustadas e os apresentadores treinavam as falas o Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, chegava a praça da independência na capital do país onde destapou o placar onde está colocado o contador dos dias.
Gabriela, Dama do Bling, Simba, Delizy e Ildo Ferreira foram alguns dos artistas que estiveram presente na cerimónia, pouco emocionante, que deixa na retina da maioria dos presentes a aparição da actriz Lucrécia Paco, no topo de guindaste, qual uma deusa no céus de Maputo, a declamar um poema alusivo aos Jogos Africanos.
{youtube}FHc044PMl6M{/youtube}
“Hoyo-hoyo décimos Jogos Africanos” saudou a actriz, repetidas vezes, e concluiu dando voz ao desejo do Governo “syavuma”, nós aceitamos organizar os Jogos Africanos.
Ainda nesta cerimónia foi apresentada a mascote dos Jogo, o “Cojito”, que a organização pretende que seja mais do que um mero símbolo do evento. “Um filho, irmão e amigo de cada moçambicano, uma marca indelével que fará parte do nosso quotidiano, nas cidades e vilas, nos bairros e nas comunidades, nas escolas e nos locais de trabalho, na rua e nas nossas casas, representando todo o mosaico moçambicano” nas palavras de Pedrito Caetano, Ministro da Juventude e Desportos.