A empresa Linhas Aéreas de Moçambique, S.A. – LAM, registou, no exercício económico de 2020, resultados operacionais negativos de MZN 4.680 milhões. Esta informação está contida no relatório e contas da companhia, já disponível no seu site www.lam.co.mz
Ainda em 2020, a companhia aérea de bandeira continuou a apresentar um capital próprio negativo de MZN 17.101 milhões, sendo que o fluxo de caixa da actividade operacional fixou-se em MZN 138 milhões negativos. No ano anterior, este indicador registou MZN 557 milhões.
Em face dos resultados negativos, a empresa apelou aos accionistas, tendo proposto medidas, algumas de curto prazo e outras estratégicas, por forma a manter a sua sustentabilidade.
A LAM tem como accionista maioritário o Estado Moçambicano (96%), representado pelo IGEPE e accionista minoritário, Gestores, Trabalhadores e Técnicos representado pela Vintelam, SA, com 4%.
Para o efeito, os accionistas comprometeram-se em analisar a situação económico-financeira da empresa e prestar o apoio necessário para garantir a continuidade operacional da empresa.