O Real Madrid manteve viva a sua esperança de superar o líder do Campeonato Espanhol de futebol, o Barcelona, depois que James Rodríguez comandou a vitória por 3 a 0 em casa sobre o Almeria nesta quarta-feira. O Barça, que persegue o quinto título da liga espanhola em sete anos, goleou o Getafe por 6 a 0 no Camp Nou na terça-feira e tem uma vantagem de dois pontos restando quatro jogos para o fim da La Liga.
O Almeria segurou o Real até perto do intervalo no Santiago Bernabéu, quando Rodríguez aproveitou uma bola perdida e chutou para abrir o placar.
O atual campeão europeu, desfalcado de Gareth Bale e Karim Benzema, lesionados, dobrou a sua vantagem quatro minutos depois do intervalo, quando Mauro Dos Santos desviou a bola para a própria baliza, sob pressão do artilheiro da liga, Cristiano Ronaldo.
O atacante português não conseguiu marcar e permanece com 39 golos na temporada, um a mais do que Lionel Messi, que marcou duas vezes na terça-feira.
Alvaro Arbeloa fez o terceiro gol a cinco minutos do fim, o seu terceiro em 167 jogos pelo Real no Campeonato Espanhol.
Na disputa pelo quarto lugar, o campeão da Liga Europa Sevilla ultrapassou o Valencia ao vencer o Eibar por 3 a 1.
O Valencia pode recuperar a quarta vaga espanhola na Liga dos Campeões, o que garante um lugar nas eliminatórias para a competição, se evitar a derrota para o Rayo Vallecano na quinta-feira.
