O Real Madrid cansou de perder golos neste domingo contra o Málaga e acabou sendo punido no fim: num lance de genialidade, Santi Cazorla acertou um livre perfeita no último lance do jogo e decretou o empate em 1 a 1 que teve gosto amargo para os merengues.
Afinal, a grande superioridade da equipe no Santiago Bernabéu não foi consolidada, algo raro na temporada, e que chega a ligar um alerta para a equipe de José Mourinho. Ao tropeçar em casa, o Real viu a diferença ainda confortável para o Barcelona diminuir para oito pontos – 71 a 63.
No entanto, os atuais campeões ainda recebem os arquirrivais nesta segunda volta e seguem torcendo para outros adversários arrancarem pontos na sequência do Campeonato Espanhol.
A partida em Madri começou com um gesto louvável: os jogadores da casa subiram a campo com camisas desejando melhoras ao francês Eric Abidal, do rival Barcelona, e a Fabrice Muamba, do Bolton. O jogador da equipe catalã vem lutando contra um cancro no fígado e precisará de um transplante nos próximos meses, enquanto o atleta da equipa inglesa sofreu um mal súbito no último sábado e está internado em estado crítico.
Com a bola rolando, o Real sufocou o adversário durante os 90 minutos da partida, pressionando a zaga visitante de todas as formas possíveis. A velocidade na troca de passes envolvia facilmente os confusos defensores do Málaga e abria espaços na equipa do técnico Manuel Pellegrini.
A insistência dos merengues finalmente surtiu efeito aos 28 minutos do primeiro tempo. Cristiano Ronaldo cruzou fechado e Benzema apareceu sozinho no segundo poste para cabecear firme. Mais tarde, a equipa chegou a criar boas oportunidades no ataque, mas a mira dos atacantes não estava das melhores. Os disparos foram todos desviados para a linha de fundo e obrigaram o guarda-redes Caballero a realizar boas defesas quando iam em direção à sua baliza.
O arqueiro fez sua melhor participação aos 15 minutos do segundo tempo, num bom chute de Cristiano Ronaldo. As seguidas falhas na hora de concluir as oportunidades criadas fizeram o Real Madrid relaxar nos minutos finais da partida e trouxeram um verdadeiro castigo aos comandados do técnico José Mourinho.
Na única chance criada pelos visitantes, Cazorla acertou tiro indefensável no ângulo esquerdo de Casillas e conseguiu o heroico empate no minuto final. O resultado foi muito comemorado pelo Málaga, que permanece em quinto lugar, com 41 pontos, lutando por uma vaga na próxima Liga Europa.
Com golaço de Messi, Barcelona vence
Lionel Messi mais uma vez deixou a sua marca, na vitória por 2 a 0 sobre o Sevilla fora de casa, Xavi abriu o marcador e o atacante argentino fez um golaço em seguida, o seu 31º na competição. Com o triunfo, o Barça se manteve na briga pelo título, mesmo que distante.
Na partida no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, o Barcelona mostrou a sua força logo nos primeiros minutos. Apesar da boa e envolvente troca de passes dos visitantes, o primeiro golo surgiu em lance de bola parada: Xavi cobrou falta com perfeição para abrir o placar, aos 18 minutos. Aos 25, foi a vez de Messi dar o seu toque de gênio. O argentino foi lançado por Andrés Iniesta, passou a bola entre as pernas de Spahic com um toque sutil e fez um chapéu a Palop. O golaço foi o 231º do argentino com a camisa blaugrana, que agora se aproxima de vez do recorde de César Rodríguez, que fez 235 pela equipe.