Foi um sábado perfeito e repleto de marcas importantes para o Barcelona e Lionel Messi, que fez a claque presente no Camp Nou aplaudir e sair satisfeita. Ao bater o Zaragoza por 3 a 1– com dois do astro argentino –, a equipe não apenas manteve a folga na ponta do Campeonato Espanhol, como igualou um recorde: com a 11ª vitória em 12 partidas, já soma 34 pontos, número que somente o Real Madrid de 1991/92 havia obtido até então.
A campanha praticamente perfeita deixa os comandados de Tito Vilanova com seis pontos a mais que o Atlético de Madri, que joga apenas no domingo, contra Granada, fora.
Mas a noite perfeita para o Barcelona não parou por aí. Maior ídolo da equipe, Messi voltou a marcar duas vezes, chegou a incríveis 17 em 12 partidas no atual campeonato e ainda parou a sete de igualar o recordista Gerd Müller, que anotou 85 em 1972.
Vale lembrar que o argentino já havia superado a marca de 75 golos de Pelé em 1958 e ainda tem mais um mês e meio entre jogos da UEFA Champions League e do Espanhol para superar o alemão.
O que também deixou os adeptos satisfeitos foi poder ver a sua defesa titular de volta à ação. Depois de Gerard Piqué se recuperar, foi a vez de Carles Puyol marcar presença. O defesa não atuava desde o começo de outubro, quando sofreu uma lesão no braço contra o Benfica. Contra o Zaragoza, Puyol jogou 75 minutos e foi aplaudido de pé quando deixou o campo.
Antes, a equipe colocou-se me vantagem por Messi, após grande tabela entre ele e Jordi Alba. O Zaragoza assustou a meta de Valdés e chegou ao empate com Montañés aos 24 da primeira etapa, mas Song, aproveitando passe perfeito de Messi, voltou a colocar os catalães na frente.
Na segunda etapa, Messi fechou a jornada perfeita com um golaço, em chute de curva quase da linha da grande área. Com seu 186º golo no Campeonato Espanhol, Messi também tornou-se o nono maior marcador da história e precisa de mais quatro para se igualar a César como maior anotador do Barça. O clube também manteve a escrita contra o rival, chegando a 46 triunfos em 59 partidas e mantendo-se invicto em 44 jogos em casa.
Real goleia Athletic
Ainda neste sábado o Real Madrid venceu, no Santiago Barnabéu, o Athletic de Bilbao, por 5-1, e continuam a oito pontos do Barcelona.
Os madridistas, com Pepe, Coentrão e Cristiano Ronaldo de início, chegaram ao intervalo a vencer por 3-1 (Aurtenetxe, na própria baliza, Sergio Ramosa e Benzema marcaram para o Real, Ibai Gomez reduziu para os bascos).
No segundo tempo, os campeões espanhóis foram controlando o ritmo da partida, mas conseguiram mais dois golos, através dos alemães Ozil e Khedira, e terminaram o encontro com uma goleada de 5-1.