Neymar e Jordi Alba resgataram o Barcelona de uma derrota e garantiram a vitória por 2 a 1 sobre o Almería neste sábado, com golos no segundo tempo de partida. O craque Lionel Messi, no entanto, vai ter de esperar novamente para se tornar o maior artilheiro do Campeonato Espanhol de futebol.
Com outra atuação pouco convincente, depois de duas derrotas consecutivas na La Liga, o técnico do Barcelona, Luis Enrique, estava aliviado por ter interrompido a série, especialmente depois de sua surpreendente decisão de começar a partida com Neymar e Luis Suárez no banco.
Os dois jogadores terminaram desempenhando um papel-chave na vitória, depois que o plano de Luis Enrique parecia não estar dando muito certo. Principalmente quando o Almería abriu o placar aos 37 minutos de jogo, com Thievy Bifouma saindo em contra-ataque e finalizando de forma soberba.
Quando a dupla sul-americana de atacantes entrou em campo após o intervalo, o jogo mudou completamente, primeiro com Suárez acertando a trave enquanto buscava seu primeiro gol pelo clube, e depois com ele e Neymar trabalhando juntos para empatar a partida.
Depois que Neymar completou o cruzamento do uruguaio, aos 28 minutos da etapa final, Alba marcou o segundo com outro passe de Suárez, a oito minutos do final do jogo. Messi acertou o travessão duas vezes, uma no primeiro tempo e outra no segundo.
Parece que a pressão para igualar o recorde de 251 golos de Telmo Zarra está tirando a estabilidade do craque. O argentino continua a um golo do ex-atacante do Athletic Bilbao, tendo vivido a rara sensação de não deixar a sua marca nos três últimos jogos do Campeonato Espanhol.
A vitória colocou o Barça no topo da tabela, provisoriamente, com 25 pontos em 11 jogos.