Lionel Messi bateu um novo recorde espanhol de três golos um mesmo jogo (hat-trick) e Luis Suárez marcou dois pelo Barcelona, ajudando a equipe a assumir a liderança do Campeonato Espanhol de futebol com uma goleada de 6 a 1 sobre o Rayo Vallecano neste domingo.
Messi entrou em ação depois do segundo tempo no Camp Nou para registrar seu 32º hat-trick pelo Barça, isso num intervalo de apenas 12 minutos. Com isso, o argentino quebrou o recorde de maior número de “hat-tricks” marcados no futebol espanhol, que ele dividia com o ex-atacante do Athletic Bilbao Telmo Zarra.
A proeza do craque do Barça no segundo tempo diante de uma equipe com 10 homens – Tito fora expulso pelo Rayo Vallecano, e depois, no fim do jogo, o Barcelona também teve a saída de Dani Alves com dois cartões amarelos – incluiu um golo marcado em cobrança de penálti.
Com o resultado, o Barcelona voltou à liderança da La Liga, com 62 pontos, um a mais que o Real Madrid, derrotado diante do Athletic Bilbao no sábado, e agora tem a “pole position” para o grande clássico entre as duas equipes que acontece daqui a duas semanas no Camp Nou.
O Barça abriu o placar no primeiro chute a gol, com Xavi colocando Suárez livre na área. O uruguaio, com um remate cirúrgico da entrada da área, chutou com a parte externa do pé direito para deslocar o guarda-redes.
Quatro minutos depois do intervalo, as comportas se abriram e Gerard Piqué aproveitou para marcar o segundo golo após cabeçada de Jordi Alba que bateu na trave e voltou na área.
Aos 11 minutos do segundo tempo, Suárez sofreu penálti marcado por Tito, que foi expulso. Na cobrança, Messi foi parado por Cristian Alvarez, mas o árbitro ordenou a repetição da cobrança devido à invasão da área. Inevitavelmente, Messi não desperdiçou a segunda oportunidade e marcou.
Depois, aos 18 minutos, o argentino voltou a marcar aproveitando um ressalto, antes de completar o seu histórico hat-trick, o 24º dele no Campeonato Espanhol, cinco minutos mais tarde. Ele agora tem 32 hat-tricks no futebol espanhol, à frente de Cristiano Ronaldo com 27.
Alberto Bueno fez o golo de honra do Rayo cobrando pênalti depois de ser parado dentro da área por Alves, também mandado para o chuveiro mais cedo.
Messi, ainda não satisfeito, colocou Suárez na cara do golo nos acréscimos da partida, e o uruguaio deu o número final da goleada. Ainda neste domingo, o terceiro lugar do Campeonato Espanhol está em jogo com a partida entre Atlético de Madri, com 54 pontos, e Valencia, com um ponto a menos.