Lionel Messi fez mais um hat-trick, e ultrapassou a marca de 400 golos com a camisete do Barcelona e ajudou a equipe a golear o rival Espanyol por 5 a 1, de virada, no dérbi catalão deste domingo.
O argentino, que é artilheiro do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões da Europa, protagonizou mais um desempenho espetacular, como lhe é peculiar, para aumentar para 402 o número de golos feitos pelo Barcelona em todas as competições, incluindo amistosos (28 golos).
A performance do craque veio, como se presumia, um dia após Cristiano Ronaldo, o seu rival na disputa pelo título de melhor jogador do mundo no ano, marcar o seu 23º hat-trick pelo Real Madrid contra o Celta de Vigo.
O ex-jogador do Barça Sergio Garcia abriu o placar no Camp Nou, mas Messi, que já havia acertado a trave em cobrança de falta, empatou a partida antes do intervalo, com um chute preciso da entrada da área que foi seu 400º golo.
Pouco após o intervalo, Luis Suarez achou o argentino, que acertou a parte lateral interna da rede a uma distância semelhante a do primeiro golo.
O Espanyol perdeu-se em campo e Gerard Piqué subiu livre aos 8 minutos do segundo tempo em escanteio para virar a partida.
Pedro, que entrou no segundo tempo, fez o terceiro após longo passe de Jordi Alba e, a nove minutos do fim, deu o passe para Messi marcar seu terceiro.
A vitória deixa o Barça na segunda colocação do Campeonato Espanhol, a dois pontos do Real Madrid.