O Barcelona retomou a liderança do Campeonato Espanhol de futebol depois de vencer neste sábado, como visitante, o Rayo Vallecano por 2 x 0, graças a golos de Lionel Messi e Neymar, numa partida na qual o guarda-redes chileno Claudio Bravo estabeleceu novo recorde de tempo sem sofrer golos no início da temporada.
Na partida, o Rayo Vallecano criou a primeira chance de golo, aos 9 minutos, com um chute cruzado de Alberto Bueno, que Bravo desviou ao se lançar à direita.
Bravo, que foi comprado do Real Sociedad na temporada passada, superou o recorde anterior de 560 minutos sem sofrer golos do ex-guarda-redes do Barcelona e do Real Sociedad, Pedro María Artola, na temporada 1977/78.
Foi aos 34 minutos que Messi marcou o primeiro golo ao conferir num chapéu, na saída do guarda-redes Antonio Rodríguez, depois de controlar com a cabeça após longo passe de Gerard Piqué.
Dois minutos depois, Neymar fez o segundo com um chute cruzado de dentro da área, depois de receber passe de Munir El Haddadi.
Com este triunfo, o Barcelona chegou a 19 pontos na liderança de La Liga, superando o Valencia, que havia assumido a liderança depois de vencer o campeão Atlético de Madrid por 3 x 1 e chegado a 17 pontos.
Por sua vez, o Atlético ficou no terceiro lugar, com 14 pontos, e pode ser superado pelo Real Madrid, com 12, que recebe no domingo o Athletic Bilbao.