O Barcelona recebeu e goleou, na noite deste sábado (1), o Athletic por 5-1, num embate, da 14ª jornada, em que Messi marcou dois golos e está agora mais perto do recorde histórico Gerd Muller. Na Santiago Bernabéu jogou-se o derbi da capital espanhola entre o Real e o Atlético, os merengues venceram por 2-0.
Em vésperas de receber o Benfica, para a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o “onze” de Tito Vilanova selou o melhor início de sempre na prova, ao somar o 13º triunfo (mais um empate), em 14 jogos, com 48-16 em golos.
Um golo de Gerard Piqué, aos 22 minutos, abriu o marcador no Nou Camp, para, pouco depois, aos 25, Xavi isolar Messi, que fez uma “chapéu” a Iraizoz e aumentou a vantagem, com o venezuelano Amorebieta ainda a tocar na bola, mas a não evitar o segundo.
Já nos descontos da primeira parte, e na sequência de uma jogada fantástica, o brasileiro Adriano apontou o terceiro, assistido por Cesc, que havia sido servido anteriormente por Messi.
Na segunda parte, aos 57 minutos, Cesc, após um grande passe de Iniesta, apontou o quarto, com o Athletic a chegar ao golo de honra aos 65, por Ibai Gomez.
Aos 70 minutos, Messi “bisou”, com um forte remate de pé direito, apontando o seu 21.º golo na prova (mais nove do que Cristiano Ronaldo) e o 84º em 2012, apenas a um do recorde do alemão Gerd Müller (85 em 1972).
Ronaldo ajuda Real a vencer o rival Atlético de Madrid
O português Cristiano Ronaldo foi decisivo no triunfo caseiro do Real Madrid sobre o Atlético de Madrid (2-0), que deixou o líder FC Barcelona com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, após 14 jornadas.
O internacional luso marcou o seu primeiro golo de livre direto na presente temporada, aos 16 minutos, e assistiu o alemão Mesut Özil para o segundo, aos 66, num jogo em que atirou ainda duas bolas aos “ferros”, aos 75 e 78.
Cristiano Ronaldo, que passou a somar 13 tentos na prova, acabou por permitir ao “Barça” ganhar seis pontos de vantagem sobre os “colchoneros”, que sofreram apenas a segunda derrota na prova, depois de terem perdido em Valência. Por seu lado, o “onze” de José Mourimho manteve-se a 11 pontos do FC Barcelona, que selou hoje o melhor início de sempre na liga espanhola, ao somar, face ao Athletic (5-1), o 13º triunfo (mais um empate, na receção aos “merengues”), em 14 jogos.
