O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta sexta-feira em comunicado que a República de Kosovo será o 186º Estado membro da instituição.
O FMI é a primeira instituicão internacional a integrar oficialmente este país balcânico que proclamou sua independência em fevereiro de 2008.
O Banco Mundial (Bird) deve seguir em breve os passos do FMI. A instituição já tem até um escritório em Pristina.
O anúncio foi feito três dias depois do fim de uma votação no Conselho dos Governadores, instância que conta com um representante de cada um dos 185 países membros e que se pronuncia por maioria simples. O processo ainda não está totalmente encerrado.
Para que a adesão seja formalizada, as autoridades de Pristina ainda têm que aceitar os estatutos do FMI. “Antes de assinar os estatutos, a República de Kosovo deve ratificar formalmente, conforme sua própria legislação, os Artigos do acordo e todos os termos e condições apresentados na resolução do Conselho dos Governadores, e confirmar que tomou todas as medidas necessárias para respeitar essas obrigações”, explicou o FMI.
Em outubro de 2008, a Assembleia Geral da ONU pediu à Corte Internacional de Justiça (CIJ) que se pronunciasse sobre a legalidade da independência do Kosovo.