Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Kiev e pró-Rússia acusam-se mutuamente de ataques a zonas residenciais com artilharia

As autoridades de Kiev e os separatistas pró-Rússia acusaram-se nesta segunda-feira(27) mutuamente de atacar durante as últimas horas cidades e povoações no leste da Ucrânia com artilharia pesada.

“Entre a meia-noite e as 06.00 horas de hoje registou-se um número recorde de violações de todos os acordos (de paz) por parte das milícias” rebeldes, denunciou o comando militar ucraniano. Kiev acusou os rebeldes de atacar com artilharia e morteiros de grande calibre uma dúzia de localidades e povoações por toda a linha da frente nas regiões orientais ucranianas de Donetsk e Lugansk, insurgentes contra as autoridades ucranianas desde Abril do ano passado.

O porta-voz dos separatistas da auto-proclamada República Popular de Donetsk, Eduard Basurin, desmentiu as acusações de Kiev e garantiu que as milícias recuaram há muito tempo todo o seu armamento pesado da linha que separa as posições dos dois lados. “Por enquanto não há acções de combate. Não levamos a cabo algum ataque, muito menos com artilharia. Além disso, recuámos todo o armamento pesado”, disse Basurin.

Enquanto isso, as autoridades municipais de Górlovka, em mãos dos separatistas, informaram de dois civis feridos por ataques com artilharia das forças de Kiev contra zonas residenciais da cidade.

Embora Kiev e os separatistas asseguram ter recuado todo o armamento pesado de calibre maior aos 100 milímetros, em cumprimento dos Acordos de paz de Minsk assinados em meados de mês passado de Fevereiro, os dois lados acusam-se continuamente de ataques com essas armas proibidas.

Segundo os últimos dados da ONU, cerca de 6.500 pessoas, entre combatentes e civis, morreram no leste da Ucrânia em quinze meses de conflito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!